ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Programa de capacitação visa aumentar ganhos na suinocultura

Intenção é orientar produtores sobre legislações, gerenciamento e competição no mercado

Leonardo Rocha | 09/11/2019 15:50
Programa visa melhorar setor de suinocultura (Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)
Programa visa melhorar setor de suinocultura (Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)

O programa de capacitação e assistência técnica do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na área de suinocultura, busca melhorar os índices de ganho aos produtores e assim expandir o setor em Mato Grosso do Sul. No primeiro ano de qualificação houve um aumento no quesito financeiro de 11%, ultrapassando a meta que era de 7%.

“Em dez meses, ultrapassamos a meta pré-estabelecida. No levantamento de informações obtidas inicialmente das propriedades atendidas, o índice financeiro estava em 87% e alcançamos 98%. Isso mostra que, com as consultorias e as capacitações, os suinocultores compreendem o real custo de produção por animal”, descreveu a coordenadora do programa, Fernanda Oliveira.

Estes indicadores positivos foram apresentados pelo próprio Senar-MS, com a participação da Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores). Uma das ações desta iniciativa é que os produtores rurais deste setor possam receber orientações sobre legislações ambientais, trabalhistas, segurança do trabalho, assim como gerenciamento da atividade e medidas para tornar as granjas mais competitivas no mercado.

“O projeto tem nos proporcionado um aprendizado muito importante, ajudando a conhecer melhor nossas propriedades, principalmente na parte financeira. Ter os números na mão facilita muito a tomada de decisão”, destacou o presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

Para próxima edição em 2020, a meta é melhorar o índice de sustentabilidade, com a inclusão de itens de avaliação nas propriedades, como bem-estar animal, descarte de animais mortos, fortalecimento das Cadecs (Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração). Neste primeiro ano foram atendidos (programa) 121 suinocultores.

Nos siga no Google Notícias