ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Projeto Em Frente MS será lançado no dia 9 de junho para recuperar economia

Segmentos afetados pela pandemia da covi-19 vão receber benefícios para não fechar as portas

Gabriela Couto | 27/05/2021 10:51
Projeto para recuperação da economia do Estado é discutido entre o Legislativo, a Fiems e o Executivo (Foto Divulgação)
Projeto para recuperação da economia do Estado é discutido entre o Legislativo, a Fiems e o Executivo (Foto Divulgação)

Foi anunciado para o dia 9 de junho o lançamento da primeira etapa do projeto “Em Frente MS” que irá ajudar empresários na retomada da economia do Estado em meio a pandemia da covid-19. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (27) durante o lançamento do Startup do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Su), pelo presidente da instituição, Sérgio Longen.

“Estamos construindo com setores de bares, restaurantes e os próprios artistas esse programa. Temos aí carta branca do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, para que a gente avance nessa discussão. Então no dia 9 nós vamos ter a primeira ação já organizada. Outros setores também que envolve Indústria e Comércio já estão na pauta. Acredito que no mês de junho também teremos novidade para outros segmentos”, afirmou Longen.

Sem dar mais detalhes, o secretário Jaime Verruck destacou que o projeto está sendo construído ainda. Parte da proposta deve passar pelo crivo da Assembleia Legislativa, por meio de projeto de lei.

“Nós estamos trabalhando principalmente a questão tributária que é fundamental e o crédito. Então essas são as duas linhas que nós vamos trabalhar. Já estamos discutindo algumas soluções da área tributária para bares e restaurantes e também algumas linhas de crédito para esse setor de restaurantes. Mas primeiro isso passa por projeto de lei. É uma possibilidade de quem está numa situação que hoje não tem crédito e está negativado. Então nós vamos trabalhar com energia elétrica e a conta de água”, explicou.

O presidente do Legislativo, Paulo Corrêa (PSDB) informou que assim que o Poder Executivo encaminhar o projeto para Assembleia, a Mesa Diretora irá solicitar a tramitação em regime de urgência. “Acredito que até a primeira dezena de junho temos um projeto elaborado”, disse.

Dificuldades – A FIEMS lidera no Estado o movimento nacional “Unidos pela Vacina”, mas segundo Longen a legislação do governo federal impede que os empresários consigam ajudar mais.

“Nenhum empresário vai comprar vacina. Alguns movimentos foram feitos pelos governadores pelos prefeitos que chegaram a comprar vacinas e não conseguiram viabilizar a negociação da venda de novas vacinas. Então o governo federal hoje é o único responsável pela distribuição de vacinas e está faltando vacina. Essa é a verdade. Então o que tem de vacina nós estamos mobilizados enquanto empresários dando suporte às prefeituras”, justificou.

Quanto a possibilidade de lockdown, o presidente da Fiems também destacou o programa Prosseguir do governo do Estado. “É impossível você ver os postos os hospitais cheios sem vagas e você não tomar nenhuma atitude. O programa Prosseguir foi construído com esse objetivo muito claro de avaliar a saúde da nossa população. Nós defendemos as medidas porque entendemos que a saúde está em primeiro lugar. Então nós não podemos hoje imaginar que uma pandemia se trata muitas vezes com vontade. É muito difícil a situação da decisão.”, destacou.

Nos siga no Google Notícias