ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Puccineli reduziu endividamento do Estado, diz líder na Assembleia

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 02/12/2014 15:01
O deputado estadual Junior Mochi durante fala sobre dívida estadual. (Foto:
O deputado estadual Junior Mochi durante fala sobre dívida estadual. (Foto:

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) saiu hoje em defesa da atual administração, em relação ao endividamento do Estado, e disse que André Puccinelli deixa o governo em uma situação muito mais confortável do que quando assumiu seu primeiro mandato, em 2007.

A declaração, durante a sessão desta manhã, foi uma resposta a afirmações recentes do governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), que revelou preocupação com o comprometimento da receita com empréstimos.

Segundo Mochi afirmou, Puccinelli vai deixar o tesouro estadual com a dívida estadual menor que o valor da receita líquida estadual, situação inédita. De acordo com ele, a relação receita líquida e dívida é hoje de 0,9, índice que já vou de mais de 3, no ínício dos anos 2000.

Mochi lembrou que essa época, em 2001, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) estabeleceu limites para o valor da dívida, comparado à receita.

Desde então, lembrou, em 2006, no governo de Zeca do PT, o índice de comperação entre a receita e a dívida era de 1,8. Em 2010, caiu para 1,2, “graças ao esforço do atual governo”.

Hoje, conforme o deputado o índice da dívida em relação à receita líquida é de 0,9. “Mato Grosso do Sul , junto com Goiás teve melhor desempenho do País em redução da dívida”, comentou.

“Foi por essa razão que conseguiu fazer empréstimos e recuperar capacidade de investimento”, acrescentou.

Comparação - O deputado encerrou dizendo que, 2006, dívida era de R$ 6,098 bilhões e hoje está em 7,9 bilhões.

Esse aumento, lembrou, só ocorreu em razão do indexador, que era o IGPDI mais 6%. Agora, que o índice mudou - para o IPCA, mais taxa Selic, mas só aumentou em razão do indexador, que é o IGPI mais 6%.

Nos siga no Google Notícias