ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Quase 60% dos campo-grandenses têm dívidas com cartões de crédito

Levantamento aponta ainda que 65% dos moradores da Capital estão endividados

Jhefferson Gamarra | 09/08/2021 15:07
Maquina de transações de cartões de crédito e débito. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Maquina de transações de cartões de crédito e débito. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Pesquisa divulgada pela Fecomércio MS, aponta que o percentual de campo-grandenses com dívidas atingiu patamar de 65% em julho de 2021, diminuição de 2,4% em relação ao mês anterior. Apesar da pequena retração, o endividamento ainda é considerado alto, visto que o número de famílias endividadas em 2020 era 60,7%.

O levantamento faz parte da edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e leva em conta dívidas como cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, prestações de casa e carro, carnês, crédito consignado.

Do total, 28,5% dos campo-grandenses se consideram pouco endividados, 22,6% se consideram mais ou menos endividados e 13,9% estão muito endividados. Outros 35% dos entrevistados disseram que não possuem dívidas.

Os cartões de créditos continuam sendo os vilões do orçamento familiar, 59,9% dos campo-grandenses afirmar ter dívidas em cartões. Em seguida, os carnês com 25,8%, financiamento de casas com 13,2% e financiamento de carros com 8,2% são os que mais comprometem a renda na Capital.

Outro índice que chama a atenção, é a quantidade de famílias que dizem não ter condições de pagar as contas, que somaram 48,8%. Outras 26,6 afirmaram ter condições de pagar totalmente as dívidas e 17% conseguiriam quitar parcialmente as dívidas.

As dívidas comprometem em torno de 30,6% da renda das famílias campo-grandense e se estendem, em sua maioria, por mais de 1 ano.

Nos siga no Google Notícias