ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Quatro consórcios concorrem para pavimentar trecho da Rota Bioceânica

Nyelder Rodrigues e Osvaldo Junior | 24/08/2017 20:59
Dirigente paraguaio conta que obras devem começar em fevereiro de 2018 (Fotos: João Paulo Gonçalves)
Dirigente paraguaio conta que obras devem começar em fevereiro de 2018 (Fotos: João Paulo Gonçalves)
Campo Grande News é um dos participantes da expedição, que começa nesta sexta-feira
Campo Grande News é um dos participantes da expedição, que começa nesta sexta-feira

Quatro consórcio estão a disputa para pavimentar o trecho da Corredor Bioceânico localizado no norte do Paraguai, região do Chaco. A informação foi divulgada nesta noite (24) pelo diretor-supervisor do Ministério de Obras e Comunicação do país vizinho, Blas Cristaldo.

Ele e outras autoridades participam nesta noite de evento de lançamento da expedição do Rila (Rota de Integração Latino-Americana), que vai percorrer os 4.440 km de Campo Grande até o norte do Chile - o mesmo caminho que faz parte da rota que dará acesso à Mato Grosso do Sul ao oceano Pacífico. O Campo Grande News também participa da expedição.

Ao todo, é necessário pavimentar ainda 277 km de estradas ligando a paraguaia Carmelo Peralta, vizinha de Porto Murtinho - cidade localizada a 431 km de Campo Grande -, a Loma Plata, no Chaco. A licitação já está em andamento e os consócios interessados são formados por empresas paraguaias, brasileira e de outros países.

Blas explica que no Paraguai as licitações funcionam diferente do Brasil e as obras são realizadas a partir das ofertas das empresas. Os valores são analisados por uma comissão. Ao todo, 12 consórcios tiveram interesse, mas apenas quatro tiveram as propostas aceitas. A decisão final sobre quem fará a obra deve sair em até três meses.

"O processo ainda neste ano e as obras devem começar em 2018, em fevereiro. Eu ainda não tenho uma previsão de término", revela Blas, que teve a informação completada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo o chefe do Executivo sul-mato-grossense, o presidente paraguaio Horacio Cartes, em visita nesta semana ao Brasil, confirmou que todas as obras necessárias no país devem somar aproximadamente R$ 1 bilhão, sendo que o Paraguai já teria esse recurso disponível, bastando apenas aplicá-lo.

Nos siga no Google Notícias