ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Restituição do IR: Receita paga R$ 90 milhões a 76 mil em MS

Restituição deve ser paga até próxima semana, em 29 de julho; confira se você está contemplado

Guilherme Correia | 22/07/2022 08:50
Prédio da Receita Federal, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Prédio da Receita Federal, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022 será aberta pela Receita Federal às 9h (de MS), nesta sexta-feira (22). Contribuintes que entregaram a declaração até 2 de maio deste ano e não caíram na malha fina receberão dinheiro com correção de 2,02%, com base na taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

O crédito bancário para 76,3 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul ocorre em 29 de julho. Ao todo, serão pagos cerca de R$ 90 milhões. Também serão contemplados contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até maio de 2022.

Como funciona - O pagamento da restituição é feito conforme calendário da Receita. A consulta aos valores costuma ser aberta uma semana antes da data do depósito e o valor que cai na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte é informado na declaração. Veja o passo a passo:

  • Acesse o Portal e-CAC(*) e vá em "Entrar com gov.br"
  • Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  • Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
  • Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"

(*) Para consultar via e-CAC, é preciso ter senha gov.br.

Neste ano, também é possível receber via Pix, desde que a chave seja o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do declarante. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Veja, a seguir, o calendário do IR de 2022:

LoteData do pagamento
Já foi pago
Já foi pago
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro

O reagendamento é feito por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para surdos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita, em Declarações e Demonstrativos, no Meu Imposto de Renda. Clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Nos siga no Google Notícias