ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Receita põe 16,4 mil declarações de MS na malha fina e adia restituição

Caroline Maldonado | 09/12/2014 17:26

A Receita Federal reteve 16.486 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física relativo a 2014 na malha fina, em Mato Grosso do Sul. O número representa 4,32% das 19.658 declarações enviadas, que totalizam restituição de 22.365.387,90.

Desse total, 12.412 caíram na malha fiscal, o que significa que omitiram rendimentos. Outros 1.312 contribuintes ficaram na malha cadastral, pois apresentam erros no cadastro da declaração e 2.762 caíram na malha débito, pois já devem ao Leão, segundo o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Flávio de Barros Cunha.

Aqueles que tiveram as declarações retidas devem acessar o E-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), área do site da Receita Federal que contém todas a informações necessárias aos contribuintes. Quem caiu na malha débito receberá uma carta de notificação e deve se manifestar, caso não o faça a Receita faz a compensação.

O E-CAC fica pode ser acessado no canto superior esquerdo no site www.receita.fazenda.gov.br. Os contribuintes que já têm assinatura digital podem acessar a partir desse recurso e os demais entram na área por meio de cadastro feito ali mesmo. A Receita federal tem ainda um aplicativo para tablets e smarthphones que facilita consulta a declarações de IR e situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Conforme o delegado, o percentual de declarações retidas está em patamar similar aos últimos anos e já era esperado. “Agora, os contribuintes vão começar a se auto-regularizar, vão tomar conhecimento do motivo de ficarem retidos e grande parte das declarações é retificada e vai saindo da malha”, esclarece o delegado.

O número de declarações retidas apenas por erro cadastral representa 6,6% do total. Esses também devem acessar o E-CAC para fazer as retificações necessárias e sair da malha. “O que ajuda muito são as informações contidas no site. Acredito que o E-CAC está ajudando muito o contribuintes, pois é uma página que está sendo constantemente aprimorada”, avalia Flávio.

Brasil - Em todo o país, foram retidas 937.939 declarações, das quais 740.760 são de imposto a restituir; 174.301 de imposto a pagar e 22.878 sem saldo de imposto a pagar ou a restituir.

O sétimo lote de restituição do imposto de renda será liberado na próxima segunda-feira (15). A restituição ficará disponível no banco durante um ano, de acordo com a Receita Federal.

Se o contribuinte não sacar o dinheiro no prazo de um ano deverá fazer requerimento pela internet, por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Contribuintes de capitais devem ligar para 4004-0001 e os de demais localidades para 0800-729-0001. O número especial exclusivo para deficientes auditivos é o 0800-729-0088.

Nos siga no Google Notícias