ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Reinaldo destaca valorização do milho com instalação de indústria em Maracaju

No total, serão investidos R$ 1 bilhão para a construção da usina de biocombustível a partir do milho em MS

Jhefferson Gamarra | 30/07/2021 13:45
Governador Reinaldo Azambuja, durante encontro para assinatura do termo de acordo que garante incentivos fiscais (Foto: Edemir Rodrigues)
Governador Reinaldo Azambuja, durante encontro para assinatura do termo de acordo que garante incentivos fiscais (Foto: Edemir Rodrigues)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), participou na manhã desta sexta-feira (30), da assinatura de um termo de acordo que garante incentivos fiscais previstos no MS Empreendedor, para a instalação de uma usina de etanol de milho em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande.

Conforme planejamento, a indústria Neomille, empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, começará a ser instalada no município a partir de 2022. Ao todo, será investido R$ 1 bilhão para a construção da usina, que vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos com os serviços terceirizados. No período de obras, a construção civil vai movimentar 2 mil empregos na região.

"O empreendimento vai industrializar 60 milhões de sacas de milho e isso é muito importante não só para Maracaju, mas para toda região. A usina vai agregar valor ao milho do estado para produzir etanol, que é um produto sustentável e ajuda muito na contribuição e diminuição dos efeitos de aquecimento global. Demos incentivos estaduais e isso vai gerar oportunidade de emprego e fortalecimento da economia local", ressaltou o governador.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, além de agregar valor ao grão e aumentar o rendimento do produtor, a instalação da usina de biocombustível, que segue padrões internacionais de sustentabilidade, está de acordo com as metas do estado em zerar emissões de carbono.

“Está totalmente alinhado com o nosso programa Estado Carbono Neutro e foi concebido para provocar o menor impacto ambiental possível. Está localizado estrategicamente próximo a um linhão de energia elétrica, pois vai produzir energia de biomassa. Para isso, vai utilizar o eucalipto, fomentando uma nova cadeia produtiva na região e incrementando a receita do município”, enfatizou Verruck.

Conforme o cronograma da empresa, nos próximos meses deverá ser conduzido o processo de licenciamento ambiental junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), sendo previsto o início da instalação da primeira fase da planta industrial em março de 2022 e término em agosto de 2023.

A usina será instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares. A meta de processamento anual é de 1,2 milhão de toneladas de milho ao final de todo o processo de implantação da usina, com a produção de 510 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (310 mil toneladas/ano), gerar 100 Gigawatts de energia e produzir óleo de milho (22 mil metros cúbicos/ano).

Nos próximos meses deverá ser conduzido o processo de licenciamento ambiental junto ao Imasul para a construção da usina (Foto: Edemir Rodrigues)
Nos próximos meses deverá ser conduzido o processo de licenciamento ambiental junto ao Imasul para a construção da usina (Foto: Edemir Rodrigues)


Nos siga no Google Notícias