ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Saiba como registrar gratuitamente máquinas e equipamentos agrícolas

Além de facilitar o acesso ao crédito, o registro é ajuda a combater roubos e furtos.

Economia | 27/11/2020 11:35
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Em época de Black Friday, diversos consumidores devem aproveitar para garantir aqueles equipamentos que, geralmente, possuem o preço um pouco mais elevado. Essa dinâmica deve se repetir no setor agrícola. Afinal, é uma oportunidade de adquirir novos maquinários, pelo melhor preço.

Pesquisar pela venda de tratores usados pela internet, pode ser uma boa alternativa para quem deseja estabelecer uma comparação entre custo benefício e produtos variados. Para facilitar, ainda mais, a vida do produtor rural nos próximos meses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro).

Por meio do site, é possível realizar o registro oficial de máquinas e equipamentos agrícolas, sem custos para o produtor rural. Ou seja, um novo estímulo ao bolso do trabalhador do campo.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA), o registro também permite o trânsito de veículos em vias públicas, sem a necessidade de ter licenciamento e emplacamento.

Além disso, o ID Agro facilita a comercialização de tratores agrícolas usados, estimula o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos. Durante o evento de lançamento da plataforma, ocorreu o primeiro registro de trator pelo sistema ID Agro. O produtor rural Antônio Inda, de Cabeceira Grande (MG), fez a impressão do QR Code do Renagro e colou o adesivo no seu novo trator.

Quem também marcou presença na cerimônia, realizada na sede da CNA, foi a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Na ocasião, ela relembrou que o sistema foi implementado rapidamente pelo Mapa e pela CNA, para adequar os equipamentos agrícolas à legislação de trânsito do Brasil. "São ferramentas como esta, simples, sem custo para o agricultor, mas de grande valia, que queremos ter cada vez mais em nossa agricultura, porque é isso que precisamos".

Nos siga no Google Notícias