ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Segmento reage e vendas de veículos novos crescem 34% em um mês

Renata Volpe Haddad | 05/04/2017 09:04
Em março, foram vendidos 2.128 carros novos contra 1.552 em fevereiro, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Em março, foram vendidos 2.128 carros novos contra 1.552 em fevereiro, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

Depois de dois anos de altos e baixos, as vendas de veículos novos em Mato Grosso do Sul, cresceram 34,5% em março, com relação a fevereiro. Em um ano, o crescimento foi de 11,5% em relação aos emplacamentos de automóveis. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos).

Em março, foram vendidos 2.128 carros novos contra 1.552 em fevereiro. Se comparar os números com março de 2016, o crescimento é de 14,10%, já que no ano passado foram emplacados 1.865 carros.

As vendas de comerciais leves, que são os carros utilitários, também apresentaram reação em março. Foram emplacados 597 veículos contra 474 em fevereiro, aumento de 25%.

Houve crescimento também no emplacamento de motos, de 37,34% em um mês. Em março, foram vendidas 1.188 motocicletas novas contra 865 em fevereiro, mas em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda é de 33,82%, já que em 2016 foram emplacadas 1.795 motos novas.

Segundo a assessoria da Fenabrave de Mato Grosso do Sul, houve uma pequena recuperação nas vendas, mas ainda é preciso esperar a primeira quinzena de abril, para saber como está o mercado.

Em relação as quedas, a assessoria informa que foram dois anos de oscilação, mas que o segmento acumulou queda de 20% em 2016 em comparação com 2015. Para este ano, a Fenabrave acredita que a recuperação será gradual.

Redução de taxas e bônus em concessionárias são fatores que atraem os consumidores. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Redução de taxas e bônus em concessionárias são fatores que atraem os consumidores. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

Concessionárias - Atribuindo a recuperação nas vendas, as concessionárias de Campo Grande também investem em ações promocionais e créditos, para atrair os consumidores.

De acordo com o gerente da Perkal, Carlos Villa Maior, a redução da taxa Selic contribuiu com a queda de outras taxas e as montadoras também organizaram feirões e dão bônus. "São vários fatores que colaboram com o aumento das vendas, como bônus de R$ 10 mil, organização de grandes eventos que acabam atraindo os consumidores", explica.

Outro fator que Villa Maior atribui as boas vendas, é a boa safra de grãos da agricultura de Mato Grosso do Sul. "Nossa região é voltada para o agronegócio, e nesse período de colheita e plantação, é uma geração muito grande de empregos o que move a economia estadual", informa.

Para o gerente da Fiat Enzo, Alexandre Martinez, em março, a concessionária registrou crescimento de 6% nas vendas dos carros novos. "Houve uma nova retomada de crédito, além de processo menos criterioso na liberação do financiamento e a confiança do empresariado aumentou. Tudo isso contribui para que as vendas aumentem".

Sobre os próximos meses, Martinez e Villa Maior acreditam que o mercado retome crescimento, mesmo com números mais modestos. "Antes falávamos que as vendas iam parar de cair, agora falamos em crescimento", define Martinez.

Nos siga no Google Notícias