A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/12/2012 13:40

Segundo governador, gás e Justiça influenciaram no repasse de ICMS

Aline dos Santos e Carlos Martins
Puccinelli alerta que muitos prefeitos não recorrem do índice provisório. (Foto: Rodrigo Pazinato)Puccinelli alerta que muitos prefeitos não recorrem do índice provisório. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O índice definitivo de participação dos municípios na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), publicado ontem, sofreu influências do gás natural e até da Justiça.

De acordo com o governador André Puccinelli (PMDB), Corumbá foi beneficiado. “Ia cair [o índice] de 7,80 para 7,30, mas voltou a subir para 8,20 por causa do bombeamento do gás no último trimestre deste ano. Três Lagoas está explodindo industrialmente e Douradina perdeu 31% por causa de uma decisão judicial de anos e anos atrás”, afirmou neste sábado.

Levantamento preliminar da Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul) aponta que 38 cidades terão queda de arrecadação para 2013. Nessa situação, estão municípios como Campo Grande, Ponta Porã, Aquidauana, Sidrolândia, Sonora e Água Clara.

Entre os que terão alta, estão Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Naviraí, Maracaju e Amambai. Puccinelli reclama que muitos prefeitos não recorrem quando é publicado o índice provisório. “Porque algum recurso sendo provido, abaixa de todos os outros 77”.

Por lei, os municípios têm direito a 25% da receita total do ICMS arrecadado pelo governo do Estado. Integram o índice de participação dos municípios na arrecadação do ICMS os seguintes critérios e percentuais: valor adicionado (75%), receita própria (3%), extensão territorial (5%), números de eleitores (5%), ICMS ecológico (5%) e uma parte igualitária entre os municípios (7%).

Em MS, 38 municípios terão menos dinheiro do ICMS em 2013
Pelo menos 38 municípios do Estado terão queda na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o próximo ano. Segund...
Governo divulga percentual definitivo de repasse de ICMS aos municípios
Publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28), os índices definitivos da participação dos municípios na arrecadação do ICMS (Imposto s...
Índice provisório aponta que 38 municípios vão perder receita de ICMS
Prefeitos terão 30 dias para recorrer de dados divulgados pela SefazTrinta e oito municípios de Mato Grosso do Sul poderão ter menor receita de ICMS ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions