ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Segundo leilão de Pepro de milho negocia hoje 5 mil toneladas em MS

Caroline Maldonado | 16/10/2014 07:59
Leilão de trigo ocorre em São Paulo, Paraná e MS (Foto: Canal do Produtor)
Leilão de trigo ocorre em São Paulo, Paraná e MS (Foto: Canal do Produtor)

O segundo leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) de trigo deste ano ocorre nesta quinta-feira (16) e vai negociar 5 mil toneladas do grão de produtores de Mato Grosso do Sul.

O leilão, realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), acontecerá também nos Estados do Paraná e São Paulo. A quantidade a ser negociada no Paraná será de 150 mil toneladas e em São Paulo, serão 5 mil toneladas. Ao todo serão comercializadas 160 mil toneladas.

No primeiro leilão do ano, realizado na semana passada, no dia sete deste mês, foi negociado prêmio para venda e escoamento de 2,5 mil toneladas de trigo de Mato Grosso do Sul. No total, foram negociadas 68 mil toneladas, o que equivale a 42% das 160 mil toneladas previstas. Foram 65,5 mil toneladas para o Paraná e em São Paulo não houve adquirentes.

Milho - Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), nesta sexta-feira (17), a Conab fará mais um leilão de Pepro para milho destinado aos produtores do Tocantins. O prêmio a ser pago será relativo à venda e ao escoamento de 90 mil toneladas do grão, safras 2013/2014 e 2014.

O último Pepro de milho para Mato Grosso do Sul foi realizado no dia 28 de setembro. Na ocasião, foram negociadas apenas 15 mil toneladas do volume de 75 mil toneladas ofertado no leilão.

O Pepro é um incentivo econômico concedido ao produtor rural ou sua cooperativa com o objetivo de assegurar o preço mínimo de um produto agrícola. O prêmio é pago ao produtor que esteja disposto a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência, o preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal e o valor do prêmio arrematado em leilão. Com isso, o escoamento permite a elevação do preço de mercado nos locais em que o milho está excedente e são abastecidas as regiões que sofrem com a escassez do produto.

Nos siga no Google Notícias