ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Sem repasse da Lei Kandir, prefeitos cobram crédito suplementar

Ângela Kempfer | 20/03/2019 11:18
Presidente da Assomasul, Pedro Caravina, conversa com a senadora Simone Tebet. (Foto: Divulgação)
Presidente da Assomasul, Pedro Caravina, conversa com a senadora Simone Tebet. (Foto: Divulgação)

Sem repasse do Tesouro Nacional na conta dos estados e municípios desde janeiro desde ano, referente à Lei Kandir, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) protocolou documento solicitando abertura de crédito suplementar junto o Governo Federal. O pedido busca recursos para exercício de 2019.

Um parecer técnico do TCU (Tribunal de Contas da União) de fevereiro deste ano, defendeu que a União não teria mais obrigação de fazer qualquer repasse a estados e municípios por causa da Lei Kandir, o que colocou em risco a gestão nos municípios que dependiam dessa verba.

Para o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e membro do Conselho Político da CNM, Pedro Caravina, a abertura de crédito suplementar é urgente para a manutenção do equilíbrio da gestão financeira. Caravina reforça a necessidade de uma nova regulamentação que acabe com às perdas da Lei Kandir.

O repasse que era feito mensalmente e soma crédito anual de R$ 1,528 bilhão. 

Conforme o presidente da Assomasul, os valores que deixaram de ser repassados poderiam representar um alívio aos municípios e estados, que se encontram sob risco de atraso nos salários dos servidores públicos e cortes.

Em vigor desde 1996, a Lei Kandir instituiu a isenção de imposto sobre as exportações de produtos primários e semi-elaborados. Nos últimos 10 anos, segundo dados da Comissão Mista Especial, a União devolveu apenas 10% do que os estados e municípios têm a receber.

Nos siga no Google Notícias