Seminário orienta produtor a superar crise econômica a partir de educação

Mais do que monitorar o cenário econômico para nortear seu trabalho, o produtor rural sul-mato-grossense precisa investir em educação. Essa é a proposta da 6ª edição do Seminário MS Agro, que será no dia 27 de novembro, em Campo Grande. Durante o lançamento do evento hoje (10), na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), especialistas revelaram o que levou à mudança de foco do seminário neste ano.
Os palestrantes não vão falar apenas de economia, mas apresentar opções para o produtor sair da crise econômica, por meio da qualificação profissional de seus colaboradores. Para a gestora do Departamento de Economia da Famasul, Adriana Mascarenhas, não há possibilidade de mudança na realidade brasileira se não for pela educação, que permeia todas as áreas.
- Leia Também
- Apesar de exportações em queda, milho aumenta negociações em 100%
- Produtor rural comemora o Dia Nacional da Agricultura
“Por meio da educação, vamos dar as ferramentas para que o produtor, que é eleitor, faça boas escolhas. Já abordamos vários temas no MS Agro, mas sempre trazemos economistas para falar sobre as projeções para o próximo ano. Nesta edição, falaremos sobre as tendências de preço, do mercado e da economia brasileira, mas queremos focar na educação, como agente de transformação do país”, comentou.
O debate voltado para a educação é uma necessidade em vista dos avanços tecnológicos do campo, que aumentam as perspectivas, porém exigem mais investimento em qualificação, segundo o presidente da Famasul, Maurício Saito. “Não há mudança sem conhecimento. O ano de 2016 será difícil, sem dúvida, devido ao cenário macroeconômico de hoje, mas o produtor rural enfrentou todas as outras crises e vai superar essa também’', avaliou.
Maurício explicou que o Estado é referência em termos de produtividade em função da tecnologia aplicada, mas há uma lacuna, onde estão aqueles profissionais que não têm o conhecimento necessário para atender as demandas do agricultor e do pecuarista, em relação a produtividade.
Durante o lançamento do seminário, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, deu destaque a atenção aos programas que apoiam os produtores rurais. “Em nome do Governo do Estado, eu digo que queremos fortalecer esse elo com a Famasul e, inclusive, por isso, estamos adequando programas de incentivo ao produtor, como mecanismo de melhoria da nossa produtividade”, afirmou.
Durante o evento, o tema “Educação - A certeza de um futuro sustentável”, será discutido pelo colunista do Jornal Folha de São Paulo, professor doutor Luiz Felipe Pondé; pelo analista de conjuntura política brasileira e internacional, o economista André Perfeito e pelo cientista político, doutor Carlos Melo. Haverá ainda talk show com os palestrantes e participantes, com a moderação da jornalista Salette Lemos.