ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Servidores municipais vão exigir reajuste de, no mínimo, 9%

Aline dos Santos | 12/03/2013 10:39
Sisem fará assembleias no dia 14 e 15. (Foto: João Garrigó)
Sisem fará assembleias no dia 14 e 15. (Foto: João Garrigó)

Com assembleias marcadas para quinta e sexta-feira, os servidores municipais solicitam reajuste de, no mínimo, 9%. “Vamos querer reajuste acima do salário mínimo, que foi de 9%”, afirma o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa. Na lista de reivindicações, também está vale-alimentação e pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

“Não vamos aceitar o IPCA-E de jeito nenhum. Tivemos ganho nos últimos três anos”, salienta. No ano passado, o reajuste foi de 14.3%. Em 2011, de 7,5%. O IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) fechou os últimos 12 meses em 6.18%. O índice repõe a inflação. A data-base da categoria é em primeiro de maio.

Conforme Tabosa, a proposta é que os novos  benefícios sejam pagos de forma escalonada. No caso do vale-alimentação, o objetivo é começar com 11 mil servidores. “Aqueles mais sofridos. Que tem ensino fundamental e médio”, conta. Os funcionários com esses níveis de escolaridade são classificados de 1 a 13. Já os que têm formação universitária são classificados de 14 a 16 na hierarquia administrativa, num total de 2.500 pessoas.

Os adicionais serão reivindicados para categorias como médicos, enfermeiros e agentes de trânsito. Segundo o presidente do Sisem, os direitos fora inclusos no ano passado no Estatuto dos Servidores, após serem cortados em 1999.

A assembleia de quinta-feira será realizada às 19h, na sede do Sisem, localizado na rua Otaviano de Souza, 58, bairro Monte Líbano. As propostas de reajustes serão encaminhadas na segunda-feira para o prefeito Alcides Bernal (PP).

Professores – No último dia 5, a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) protocolou pedido de reajuste para que o piso seja de R$ 1.567 por 20 horas semanais do magistério. Atualmente, a rede municipal de ensino paga R$ 1.191,02. São 5,5 mil professores.

Ontem, depois de acionar o MPE (Ministério Público Estadual) para rever o reajuste de 22%, concedido no ano passado, Bernal recuou e prometeu manter o direito garantido por lei.

Nos siga no Google Notícias