A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/04/2011 08:06

Tarifa para 815 mil clientes da Enersul já está mais cara a partir de hoje

Marta Ferreira
Tarifa para 815 mil clientes da Enersul já está mais cara a partir de hoje

A tarifa de energia já está mais cara a partir de hoje para 815 mil clientes da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). A empresa é responsável pelo abastecimento de 72 municípios de Mato Grosso do Sul.

O aumento, autorizado no dia 5 de setembro, foi homologado hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a publicação no Diário Oficial da União.

O aumento médio é de 17,49%, com diferenciação entre as classes de consumidores. Os de baixa tensão, a grande maioria, já estão pagando, a partir de hoje, 18,57% a mais pela energia consumida. Para os consumidores de alta tensão, o reajuste é de 14,86%.

Essa nova tarifa vale até 7 de abril do ano que vem, quando será definido um novo aumento.

O Concen (Conselho dos Consumidores da Enersul)informou que aguardava apenas a homologação para tentar junto à Aneel uma revisão do índice de reajuste, considerado muito alto.

Mais protestos- Uma comissão de parlamentares de Mato Grosso do Sul foi até a sede da Aneel, para a reunião que definiu o reajuste na tentativa de convencer os conselhereiros da agência a aprovar um percentual menor, sem sucesso. O aumento médico ficou apenas um pouco abaixo do que a empresa queria, 17,56%.

Após a definição do reajuste, o deputado estadual Marcos Trad (PMDB), disse que vai ao MPF (Ministério Público Federal) para questionar o contrato que define os aumentos anuais da tarifa da Enersul. Ele contesta o índice inflacionário utilizado, o IGPM, o mais alto entre os que medem a alta do custo de vida.

Este ano, por exemplo, o IGPM ficou em 10,97%.

Entre os consumidores, também sobraram reclamações e um grupo promete realizar, amanhã, um protesto na frente da sede da Enersul, levando produtos estragados durante oscilações de energia.

Em protesto contra tarifa, consumidores vão entregar aparelhos à Enersul
Manifestação será sábadoEm protesto contra o reajuste da tarifa de energia elétrica, consumidores vão entregar aparelhos usados à Enersul.A manifest...
Fracassa movimento político e Aneel autoriza reajuste de 17,49% para luz
A partir de 8 de abril, a tarifa de energia elétrica vai ficar em média 17,49% mais cara para os 815 mil clientes da Enersul (Empresa Energética de M...
Relator recomenda reajuste médio de 17,49% para a tarifa da Enersul
O relator do processo de reajuste da tarifa da Enersul na Aneel, Romeu Rufino Donizete, recomentou um aumento médio de 17,49%. A decisão sai esta ...


Para e enersul, só falta uma coisa: CONCORRÊNCIA !!!!
 
Mario Jr em 08/04/2011 12:46:37
É pelo visto a devolução em dobro não será feita para os clientes e sim para a Enersul pelos clientes, e não será em dobro, será, quem sabe o triplo, o quádruplo tudo corrigido e com multa. Que papagaiada. ESSE É O POVO BRASILEIRO, e vamos aceitando, e se tiver mais manda que agente aceita também!
 
PAULO SERGIO FRANÇA JUNIOR em 08/04/2011 10:04:21
KD os protestos de ontem?, não ví ninguem levar nenhum aparelho na Enersul. Brasileiro é assim, é capacho fica nervosinho, depois passa, lembra o humorista " KARMO?", após o karmo o negócio entra suave por que ninguem liga mais e assim vai; com todos os impostos, na hora mata, briga, protesta, tudo da boca prá fora, depois...
 
Milton Silva - Campo Grande em 08/04/2011 09:04:11
pq que o salario sobe apartir proximo mes da data de aprovação e a energia no proximo dia?

sao 2 pesos e 2 medidas?

ou interesse politico?
 
francisco de assis dias em 08/04/2011 08:45:44
a população não sabe que nos somos a maioria e o povo unido tem mais poder que o presidente da anel e da enersul. temos que exigir nossos direitos, pq ate agora so estamos com obrigações, o que vai dar de desempregado, agora vamos ter que investir na saude o pobre vai deixar de se alimentar pra pagar a energia mais cara do pais, agora o governo vai castar um absurdo na saude.
 
francisco de assis dias em 08/04/2011 08:42:44
Queria ter um aumento de 17,5% no meu salario tambem... deveriam dar esse reajuste somente pra quem acha que é justo... porque o pobre só leva ferro... e ai de contestar!!!
 
Adriano Lima em 08/04/2011 08:39:41
É lamentável, vergonhosa e inadmissível perceber a inércia e a falta de vontade dos políticos desse estado, ninguem questiona nada aqui, tudo é aceito de bom grado, para que elegemos políticos se não para nos representar??? Mas agora que precisamos de representatividade, onde estão eles???? Onde está o tapinha nas costas??? Onde o sorriso forçado, falso e amarelo???? Onde está o braço injessado para fora do carro dando com a mão para todas as pessoas na rua???? Isso tudo a gente só vê em época de campanha política, mas agora que nós realmente necessitávamos de representantes, eles se omitem, se escondem, se acovardam, pq será????? Talves eles (políticos) também estejam participando da divisão do bolo de dinheiro que a ENERSUL vem roubando dos consumidores a vários anos. Fica aki meu questionamento e minha indignação.
 
Sergio R. Dias em 08/04/2011 08:31:13
Espero que os Deputados Marquinhos Trad e Paulo Duarte questionem este contrato de concessão no Ministério Público Federal. Não dá para suportar aumentos de IPTU (18%), Energia (17,49%) e outros tributos frente a um aumento salarial de 5%.

Essa democracia tá custando muito cara. O que se vê são uma minoria corrupta se beneficiando do erário público. Tirando recursos da saúde, educação, segurança, etc para o enriquecimento ilícito de suas familias. Chega!!!!
 
Jorge Miguel em 08/04/2011 08:25:09
é brincadeira.... e nós consumidores vamos aceitar isso? Isso é um roubo.... vamos protestar e solicitar nossos direitos....
 
Rafael Ortigoza em 08/04/2011 08:13:19
São cometidos verdadeiros abusos por parte das ditas consessionárias de energia, agua e telefonia no Brasil. O salário aumenta 6% e a energia 18%. Nossas lideranças nada fazem, parece que são sócios formando uma quadrilha para estorquir a nação. Aliás, a maioria destas empresas são estrangeiras e todo o lucro é remetido para fora. Não seria mal se aparecesse alguem de coragem como Hugo Chaves, e mandasse esses sangue-sugas do povo, para seus paises e estatizasse tudo de novo. Esses pilantras estão pedindo isso.
 
Valter Oliveira em 08/04/2011 02:33:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions