ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Termelétrica de MS participa de leilão de energia e pode ampliar mercado de gás

Usina tem uma capacidade geração de 350 MW de energia e é uma das 13 usinas a gás natural, pertencentes à Petrobras

Rosana Siqueira | 10/03/2020 09:40
Usina térmica de Três lagoas produz 350 megawatts de energia. (Agência Petrobras)
Usina térmica de Três lagoas produz 350 megawatts de energia. (Agência Petrobras)

A Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE Três Lagoas) foi inscrita pela Petrobras no leilão de energia existente A4 e A5/2020, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). A UTE Três Lagoas tem uma capacidade geração de 350 MW de energia elétrica e é uma das 13 usinas a gás natural, pertencentes à estatal, inscritas no leilão, marcado para 30 de abril. A medida abre uma perspectiva de elevação nas importações de gás natural da Bolívia e impacto significativo na arrecadação de ICMS em Mato Grosso do Sul.

A avaliação é do secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar que alega que parque termelétrico da estatal faz parte do atual plano desempenho no leilão de termelétricas existentes para iniciar a modelagem de venda de seus ativos de geração térmica. O parque termelétrico da estatal faz parte do plano de desinvestimentos da companhia, que prevê levantar de US$ 20 bilhões a US$ 40 bilhões.

“Essa é uma definição estratégica importante da Petrobras. A estatal continua com o programa de desinvestimento de toda a área de gás, por isso, a partir do momento em que a empresa inscreve a UTE Três Lagoas em leilão e venha a ser vencedora do certame, isso vai garantir o fornecimento de gás natural por 15 anos, com impacto significativo na arrecadação de ICMS. Além disso, essa situação a torna mais atrativa no processo de desinvestimento e venda desse ativo”, comentou Verruck.

Nos siga no Google Notícias