ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Transporte de minério de MS para Mercosul bate recorde em agosto

Zana Zaidan | 08/10/2013 13:34

O transporte de minério de Mato Grosso do Sul para países do Mercosul pelas empresas Vale e ALL (América Latina Logística) bateu recorde nos portos Esperança, em Corumbá, e em Ladário no mês de agosto. Foram 300 mil toneladas transportadas em Corumbá e mais de 60 mil em Ladário.

No porto Esperança, os números excederam o último recorde registrado, em agosto de 2011, com 298 mil toneladas de minério transportado. Em Ladário, o volume superou o total previsto em 123%, já que o previsto era de 50 mil toneladas.

Um dos motivos apontados para o aumento foram investimentos de R$ 1 milhão no Porto de Ladário, que voltou a operar em julho. A estrada ferroviária, ramal de acesso ao porto, passou por uma revitalização para ampliar sua capacidade. “O retorno das atividades nessa estrada aconteceu em julho, e em agosto já tivemos um excelente desempenho”, acredita o coordenador de Negócios Industrializados da ALL, Thiago Nogueira. O Porto Esperança também já tem como meta transportar mais de 320 mil toneladas.

Os dois portos passaram a contar com mais duas locomotivas e 45 vagões para auxiliar no transporte de carga, o que equivale a quase mil caminhões fora da estrada. A carga percorre hoje 25 quilômetros de trilhos, da Estação de Urucum até o Terminal da Granel Química, no Porto de Ladário, com destino a países do Mercosul, via Rio Paraguai.

Nos siga no Google Notícias