ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

União admite reajuste para aposentados superior a 6,14%

Redação | 04/05/2010 15:03

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse há pouco que o governo poderá aceitar reajuste um pouco maior do que os atuais 6,14% para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo por mês. "Se houver alguma coisa, um pouquinho a mais (que os 6,14 %) o presidente Lula vai analisar e eventualmente pode aceitar".

"Agora quero dizer com tranquilidade que esse campeonato para ver quem é melhor, quem dá um índice maior, nós não podemos entrar nisso não", afirmou Bernardo ao se referir a proposta da oposição e de alguns parlamentares da base aliada de reajustar em 7,71%.

De acordo com o ministro, os aposentados já tiveram uma boa proposta do governo na Medida Provisória 475, que reajusta os benefícios em 6,14 %, ou seja 2,6 % a mais que a inflação. "Nós estamos mantendo essa proposta. Isso significa para este ano um impacto de R$ 3 bilhões a mais nas nossas contas. Nós não temos condições de oferecer mais do que isso".

O ministro disse que não sabe qual será o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional, mas defendeu que será preciso aprovar um índice que não quebre o sistema previdenciário. "Temos que fazer uma coisa que garanta que a Previdência seja sustentável não apenas neste ano, mas nos próximos anos". De acordo Bernardo, Lula já disse que se o Congresso aprovar um índice que "exorbitar muito" o acordo firmado de 6,14 % ele (Lula) vai vetar.

Nos siga no Google Notícias