ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Valorização de produtos agrícolas impulsiona ganhos da atividade, diz IBGE

Carolina Gonçalves, da Agência Brasil | 26/10/2011 10:42

A valorização dos produtos agrícolas no mercado externo impulsionou os ganhos da atividade em 2010, quando a agricultura brasileira alcançou o valor de R$ 154 bilhões em negócios. Os dados fazem parte do levantamento Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje (26), no Rio de Janeiro.

A pesquisa considera informações sobre 64 produtos de 5.490 municípios. De acordo com o IBGE, mesmo mantendo praticamente estável, há três anos, o tamanho da área plantada, a agricultura brasileira vem apresentando evolução dos números, tanto em valor quanto em volume produzido.

O valor da produção obtido no ano passado, segundo o PAM, por exemplo, foi 8,9% superior ao obtido em 2009. Segundo o IBGE, os investimentos no setor e o uso de novas tecnologias foram os principais fatores responsáveis por este cenário, além da influência do comércio internacional, tanto sob o aspecto do aumento de demanda, quanto de redução da oferta de alguns produtos, que explica a elevação de preços no mercado.

Entre todos os produtos pesquisados, os que tiveram maior peso no balanço do setor foram: o café, que, além do crescimento de 34,4% no valor da produção, ainda apresentou uma elevação de 19,1% na produção nacional, e a cana-de-açúcar, que teve incremento de 14,9% no valor e de 3,7% no volume produzido.

O incremento do valor da cana-de-açúcar fez, inclusive, com que a participação desse produto passasse a representar 18,4% do valor total obtido por todo setor no ano passado (em 2009, a cana-de-açúcar respondia por 17% do total). A cana-de-açúcar, o milho e a soja respondem, juntas, por 52,5% do valor alcançado por toda a produção agrícola do país.

Mesmo mantendo-se como as principais culturas em relação ao valor total obtido pela agricultura brasileira, em 2010, tanto a soja quanto o milho tiveram sua participação reduzida no ano passado. No caso da soja, a redução de preços foi a principal razão apontada pelo IBGE para explicar a queda da participação do produto no valor total da produção, que passou dos 27% em 2009 para 24,2%, em 2010. O milho, que representava 10,7% do valor total da produção agrícola no país em 2009, passou a responder por 9,9% no ano passado.

Nos siga no Google Notícias