A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/12/2008 16:44

Venda de óleo diesel caiu 3,3% no país em novembro

Redação

A crise financeira internacional já começa a afetar o setor de combustíveis do país, principalmente o de óleo diesel, cujas vendas caíram 3,3% em novembro deste ano, em comparação com igual período do ano passado, apesar da expansão de 6,4% no resultado acumulado no ano.

A informação é do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que constatou retração nas vendas principalmente de óleo diesel, em conseqüência da queda nas exportações.

Ao comentar o comportamento do mercado de derivados comercializado pelas empresas distribuidoras ligadas ao sindicato, o vice-presidente-executivo do Sindicom, Alísio Vaz, disse que essa queda na venda de óleo diesel é decorrência da retração das exportações brasileiras.

Os dados do Sindicom indicam que foram comercializados no mês passado 3,032 bilhões de óleo diesel, contra os 3,135 bilhões vendidos em novembro de 2007. Ainda assim, a venda de óleo diesel entre as empresas coligadas ao Sindicom (que responde por 79% do mercado) fechará o ano com expansão de 6,4% - 37,7 bilhões de litros.

O consumo da gasolina (que vem perdendo espaço para o etanol) também caiu 2,8% entre novembro 2007/novembro 2008, enquanto a venda de etanol cresceu 17,7%, atingindo no mês passado 705 milhões de litros (599 milhões em novembro de 2007).

Apesar da queda no fim do ano, a projeção é que o mercado de diesel atendido pelo Sindicom - que corresponde a 84% do total - cresça 6,4% em 2008, totalizando 37,7 bilhões de litros.

Em 2008, o setor registrou aumento das vendas de praticamente todos os derivados, à exceção do gás natural veicular (GNV), que caiu 5,2% em relação a 2007.

Apesar dos números negativos verificado na venda de alguns derivados entre outubro e novembro, a Sindicom acredita que, confirmadas as projeções de que ocorra algum crescimento do Produto Interno Bruto do país, em 2009, o setor mantenha o mesmo volume de derivados comercializados este ano.

Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions