ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Vendas têm ligeiro crescimento e inadimplência alta de mais de 7%

Paula Vitorino | 08/08/2012 08:34

As vendas no mês de julho registraram aumento de 3,94% em comparação com o mesmo período de 2011, em Campo Grande. Já a inadimplência no setor varejista registrou alta de 7,56% no mesmo período.

Desde o ano passado o índice de vendas vem subindo, quando o comércio superou em 6,79% o movimento no mesmo período de 2010.

Mas neste ano o ritmo de crescimento do comércio ainda é considerado tímido. "Isso é influenciado pela perda de dinamismo da economia, com crescimento estimado do PIB em 2012 abaixo de 2%, e pelo nível elevado das dívidas das famílias, que compromete parcela expressiva de suas rendas,” explica o diretor do Serviço Central de Proteção ao Crédito, Renato Paniago.

Os indicadores de vendas medidos pelo SCPC relativos ao mês de julho, quando comparados com o mesmo período de 2011, apresentaram queda de 1,21% no IMC (Indicador de Movimento do Comércio a prazo) e de 0,17% no ICH (Indicador de Movimento de Cheques – parâmetro das compras à vista).

O cálculo do volume de vendas é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados do SCPC, com abrangência local, e as estimativas das vendas com cartões de crédito/débito no período, divulgadas pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Inadimplência - O indicador de inadimplência tem como base os dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), administrado pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

O índice apurado, apesar de ainda registrar aumento, confirma a tendência de queda observada a partir de maio deste ano, quando o índice apresentou pico de 9,04%.

No final do mês de julho o banco de dados do SCPC apresentou 120.775 clientes com 163.417 negativações somando uma dívida de R$ 77.830.363,91

Nos siga no Google Notícias