Estado amplia programa para incentivar universitários a serem professores
Iniciativa está em seu segundo ano e prevê que docentes da Rede Estadual auxiliem estudantes de faculdades

A SED (Secretaria de Estado de Educação) publicou nesta sexta-feira (26) resolução que institui o PCPD (Programa Caminhos para a Docência) na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. A iniciativa vai permitir que acadêmicos de Letras, Matemática e Pedagogia realizem estágio supervisionado em escolas públicas, com acompanhamento de professores mentores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O objetivo é aproximar a formação universitária da prática em sala de aula, qualificando o ensino e contribuindo para a melhoria da aprendizagem. Os estagiários terão vivência em contextos reais, sob orientação de professores da rede estadual e supervisão das instituições de ensino superior conveniadas.
- Leia Também
- “Temporários não têm carreira”, diz prefeita ao defender corte de gratificações
- MS tem menor percentual de adolescentes no Ensino Médio do Centro-Oeste
Este ano, serão 30 unidades escolares que participarão da iniciativa. Em 2024, foi realizado um projeto-piloto em 13 escolas de Campo Grande, no qual professores selecionados realizaram a supervisão de estágio de alunos do ensino superior.
Cada escola participante deverá indicar um professor mentor, responsável por orientar e avaliar os estagiários. Esses profissionais poderão receber bolsa mensal de R$ 600, sem vínculo empregatício, prevista no Decreto n. 15.896, de 14 de março de 2022. O pagamento está condicionado ao envio de relatórios mensais para a SED. "Com um olhar especial para os profissionais da educação, a ação caminha para seu segundo ano de execução com o objetivo de contribuir para a melhoria da aprendizagem, possibilitando a articulação entre a formação inicial dos licenciandos, tendo em vista as demandas pedagógicas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de MS, e a promoção da qualificação das práticas escolares", explica a SED em nota.
As instituições de ensino superior interessadas deverão firmar convênio com o Estado, oferecer seguro para os estagiários e designar professores orientadores. Já as escolas participantes ficam responsáveis por acolher os estudantes, organizar a rotina do estágio e disponibilizar estrutura adequada.
De acordo com a SED, a lista de escolas participantes será publicada em meio oficial e ficará disponível para consulta pública. A medida substitui norma anterior e já está em vigor.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.