ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

No 2º dia de Enem, candidatos temem Ciências da Natureza e traçam estratégia

Provas de Biologia, Química, Física e Matemática serão aplicadas hoje; duração é de quatro horas

Adriel Mattos e Beatriz Magalhães | 28/11/2021 10:58
Candidatos chegaram cedo para a abertura dos portões. (Fotos: Paulo Francis)
Candidatos chegaram cedo para a abertura dos portões. (Fotos: Paulo Francis)

O segundo dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será de apreensão com as temidas provas de Exatas neste domingo (28). Candidatos admitem nervosismo, mas se dizem confiantes.

Serão aplicadas as provas de Biologia, Química e Física, que formam o conjunto de Ciências da Natureza, além da temida prova de Matemática.

Movimentação na porta da Uniderp, um dos locais de prova (Foto: Paulo Francis)
Movimentação na porta da Uniderp, um dos locais de prova (Foto: Paulo Francis)

A técnica de enfermagem Márcia Meirelles, 52 anos, saiu às 4h de Costa Rica – cidade no leste do Estado a 326 km da Capital – para fazer o Enem Digital, que é aplicado pela primeira vez apenas em Campo Grande.

Acompanhada do marido, o mecânico Nelson Oliveira Rosa, 45, ela estuda Enfermagem e quer uma bolsa de estudos. “Saímos às 4h e chegamos às 10h. Viemos devagar porque a estrada está ruim e evitar imprevistos. Estudei bastante, mas acho que Biologia e Química serão complicadas”, disse.

Após fazer as provas do Enem no início do ano, adiadas em 2020 devido à pandemia de covid-19, a estudante Iara Teixeira, de 19 anos, já tem uma estratégia para as provas.

Márcia e o marido saíram cedo de casa em Costa Rica para evitar surpresas.
Márcia e o marido saíram cedo de casa em Costa Rica para evitar surpresas.

“Estou preparada, mas vou começar por Biologia. As outras vou começar pelas facéis”, disse a jovem, que quer cursar Odontologia.

Já Ísis Araújo, de 17 anos, concluirá o Ensino Médio neste ano e está tranquila. “Estou bem preparada. Vai ser ou pelo menos espero que seja tranquilo”, afirmou a jovem, que sonha estudar Biomedicina.

Giovanna Machado, 16, está no segundo ano do Ensino Médio e vai fazer as provas como treineira. “Estou nervosa, mas confiante. Quem sabe, consigo nota e começo Arquitetura antes”, conta.

Exame – Com 45 questões, cada, as provas serão aplicadas  nas modalidades impressa e digital. Nos dois casos, as questões são iguais.

No primeiro dia de Enem, os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), e serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Nos siga no Google Notícias