ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Preparação para última etapa do Enem vai de yoga até “maratona” com revisão

Segundo dia de prova será realizado neste domingo (28) e conteúdos abrangem Matemática e Ciências da Natureza

Aletheya Alves | 25/11/2021 13:49
Alunos durante momento dedicado para yoga. (Foto: Divulgação/Colégio Nova Geração)
Alunos durante momento dedicado para yoga. (Foto: Divulgação/Colégio Nova Geração)

Após dedicar o último domingo (21) para Redação, questões de Linguagens e Ciências Humanas no primeiro dia do Enem, os candidatos seguem se preparando para a última etapa do exame. Para manter o ritmo, escolas e cursinhos oferecem “treinamento”, que envolve desde yoga até “maratona” com revisão para as temáticas de Ciências da Natureza e Matemática.

No próximo dia 28, os candidatos irão enfrentar 90 questões durante cinco horas e, para se recuperar da primeira etapa, as estratégias são variadas. Responsável pelo cursinho TopVest, Fernando Barney explica que os alunos têm se preparado com aulas intensivas nesta semana. “Vamos falando sobre a importância de não se abater, então, trabalhamos a autoestima e focamos no conteúdo, porque eles precisam pegar firme”.

Fernando Barney explica que alunos estão recebendo aulas intensivas nesta semana. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Fernando Barney explica que alunos estão recebendo aulas intensivas nesta semana. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Por isso, Fernando conta que mesmo com as aulas intensivas durante a semana, o curso realiza uma “maratona” de conteúdos durante a sexta-feira (26), último dia de aula. “Oferecemos uma preparação específica para a segunda parte e na maratona, oferecemos a tarde toda com aulas totalmente dedicadas”, diz.

Também dando enfoque ao conteúdo, o Colégio Refferencial irá oferecer um aulão online nesta quinta-feira (25), às 18h. Dedicado apenas aos conteúdos de domingo, o evento será gratuito e aberto tanto para alunos do colégio quanto externos. O link e informações serão enviados através do grupo de Whatsapp, que pode ser acessado clicando aqui.

Trabalhando a mente - Orientador educacional no Colégio Nova Geração, Renato Reis explica que mais do que apenas dedicar esta semana aos conteúdos da prova, o objetivo tem sido melhorar o psicológico dos alunos.

“Contratamos uma professora de yoga e organizamos momentos diferentes com cuidado emocional e físico. Também estamos com uma equipe focada no relaxamento muscular através de massagem e questão esportiva”, Renato explica.

Preparação para o 2º dia de prova envolve conteúdos pedagógicos. (Foto: Divulgação/Colégio Nova Geração)
Preparação para o 2º dia de prova envolve conteúdos pedagógicos. (Foto: Divulgação/Colégio Nova Geração)

De acordo com Reis, esportes recreativos são aplicados aos alunos em busca de mais leveza, “estamos trabalhando junto com a questão de conteúdos pedagógicos em conjunto com equilíbrio emocional e físico. Eles precisam ficar o menos ansiosos possível”.

Se preparando para o domingo, Isabelle Kushida, de 17 anos, relata que as variadas atividades oferecidas durante esta semana têm ajudado a manter os estudos ativos. “Tenho como experiência o ano em que fiz como treineira, fiquei bem mais nervosa. Nesse ano, estou mais tranquila, recebemos massagem, yoga e técnicas para nos sentirmos mais tranquilos”.

Permanecendo na escola durante todo o dia, a aluna conta que os últimos momentos têm sido de revisão dos conteúdos e treino para as questões emocionais.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Durante as últimas semanas, foi um intensivão maior, os professores nos indicam as partes mais importantes para refrescar. Muita gente tem ansiedade, então, esse acompanhamento psicológico é importante sim, diz Isabelle.

Atenção - Além de manter os conteúdos e psicológico trabalhados nesta semana, os participantes devem se atentar aos horários da prova no dia 28.

Devido ao fuso horário, é necessário atenção, os portões abrem às 11h (no horário de Mato Grosso do Sul) e fecham às 12h. Já as provas começam às 12h30min e encerram às 17h30min. Ao total, serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Nos siga no Google Notícias