ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 36º

Empregos

Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes

De acordo com o Governo Federal, 7.933 pessoas se inscreveram para o certame em Mato Grosso do Sul

Por Clara Farias e Maria Gabriela Arcanjo | 05/10/2025 09:27
Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes
Candidatos sentados aguardando portão abrir (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

A três horas de os portões serem liberados para a segunda edição do "Enem dos Concursos", cinco pessoas já aguardavam em frente à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande. O motivo? Ansiedade, conhecimento do local de prova e prevenção ao trânsito, que costuma ser caótico na Avenida Tamandaré nos dias de concurso. Ao todo, 760 mil candidatos participam do CNU (Concurso Nacional Unificado), que vai selecionar candidatos para 3.652 vagas neste domingo (5).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como "Enem dos Concursos", acontece neste domingo em todo o país, com 760 mil candidatos disputando 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Em Campo Grande, candidatos já aguardavam três horas antes da abertura dos portões na UCDB, um dos sete locais de prova na cidade. Em Mato Grosso do Sul, 7.933 pessoas se inscreveram para o certame, uma redução de 81,6% em relação a 2024. As provas começam às 12h, com 90 questões para nível superior e 68 para nível médio e técnico. O resultado final está previsto para 30 de janeiro de 2026.

Além dos candidatos, três vendedores ambulantes se posicionam em frente à unidade de prova, com a expectativa de lucro de ao menos 2 mil reais. Ao Campo Grande News, a vendedora Cheila Mara Carvalho, de 44 anos, contou que está trabalhando nessa área há 20 anos.

Ela relata que começou a trabalhar nesta área com influência da mãe. Para o CNU (Concurso Nacional Unificado), Cheila levou salgados assados, barras de cereal, refrigerantes, águas, balas, chicletes, e é claro, as canetas. Experiente, Cheila afirma que para vender os itens durante as provas, ela costuma olhar os sites dos certames.

"Eu me programo conforme o edital. Se é um concurso grande, já deixo agendado no meu calendário para poder fazer a venda dos itens. Costumo ler o edital, ver o que pode e o que não pode para também auxiliar o candidato. Vejo qual cor de caneta será aceito para poder também trazer ela, que é essencial", descreveu.

Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes
Cheila Mara Carvalho pegando salgado (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

A vendedora conta que, trabalhando há vinte anos nessa área, estabeleceu uma rede de contatos com concurseiros e com outros vendedores ambulantes. "Caso não saia no site o local de prova, pergunto a meus conhecidos se eles vão fazer o concurso para que eu possa acompanhar e levar os produtos", explicou. Cheila relata que a preparação para hoje começou há muito tempo.

"Preparo tudo anteriormente, faço a conta do que comprar conforme a quantidade de candidatos esperados para a prova. Costumo vir aqui para a UCDB pois moro aqui pela região, e meu esposo me ajuda também, trazendo as coisas. Espero faturar R$ 2,5 mil", finalizou.

Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes
Adelson Morais foi o primeiro a chegar (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

O primeiro a chegar à UCDB foi Adelson Morais, de 45 anos. Morador do Tiradentes, o contador disse à reportagem que percorreu 12 quilômetros. "Cheguei por volta das 8h30; vim cedo por causa do trânsito. Como moro longe, fiquei ansioso para conseguir uma vaga boa", detalhou.

Adelson explicou que está se preparando para esta prova desde o ano passado. "Eu fiz em 2024, e logo já comecei a estudar para a de hoje. Costumo fazer outros concursos, mas minha vontade é passar nesse mesmo", contou. Ele relata que não fez cursinho, mas estuda ao menos três vezes por semana, 4 horas por dia.

"Eu tentava conciliar a rotina de estudos com o trabalho. Via videoaulas, procurei a prova anterior, resolvi elas. Fazia alguns cadernos de questões também", detalhou. Segundo ele, para que tivesse uma boa disposição, escolheu não sair de casa na noite anterior, tomou um chá de camomila para auxiliar a relaxar. Já na manhã de hoje, optou por tomar um café da manhã reforçado.

Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes
Ivone Vilharva durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

A técnica em agente de saúde, Ivone Vilharva, de 53 anos, contou que chegou dez minutos depois de Adelson, para conhecer o local e ver a dinâmica com mais calma. "Estou fazendo a prova para saber mais o que cai. É o primeiro concurso que faço este ano, e estou ansiosa. Por mais que seja mais para conhecimento pessoal, se passar em algo é ótimo", disse a reportagem.

Ela detalha que acordou neste domingo (5), às 5h, sem despertador. "Como sou bastante religiosa e estava ansiosa, ontem fiz uma oração para me trazer paz. Sonho em atuar na minha área, só que de forma concursada. Estou cursando enfermagem", explicou.

Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes
Candidatos na UCDB (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

Enem dos Concursos - Hoje, 760 mil candidatos disputam 3.652 vagas do Enem dos Concurso para 32 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas em 1.294 locais em todo o país, sendo sete deles em Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul também haverá aplicação em Corumbá, Três Lagoas e Dourados.

As provas começam às 12h no horário de MS, mas os portões fecham às 11h30. Para o nível superior, a etapa objetiva terá 90 questões, com duração até 17h. Já para os cargos de nível médio e técnico, a avaliação terá 68 questões, com término às 16h30.

O cronograma prevê que o resultado da prova objetiva e a convocação para a etapa discursiva sejam divulgados em 12 de novembro. A segunda fase, com prova dissertativa, está marcada para 7 de dezembro. A verificação de cotas ocorrerá entre 30 de novembro e 8 de dezembro, e o resultado final do concurso está previsto para 30 de janeiro de 2026.

De acordo com o Governo Federal, 7.933 pessoas se inscreveram para o certame em Mato Grosso do Sul. O número representa uma queda de 81,6% em relação ao processo seletivo de 2024, quando 43.325 sul-mato-grossenses disputaram vagas.

O Estado ocupa a quinta posição no ranking com menor número de inscritos, à frente apenas de Tocantins, Amapá, Roraima e Acre. Na outra ponta, Rio de Janeiro (108.838), Distrito Federal (102.940) e São Paulo (77.682) concentram os maiores volumes de participantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.