ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Recorde: “Enem dos concursos” atrai 2,65 milhões de candidatos

Mas mais de um milhão ainda não pagaram a taxa; prazo final para quitar a taxa termina em 16 de fevereiro

Por Jhefferson Gamarra | 10/02/2024 16:45
Participantes de concurso anterior em Campo Grande (Foto: Alex Machado)
Participantes de concurso anterior em Campo Grande (Foto: Alex Machado)

Na última sexta-feira (9), encerraram as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o "Enem dos concursos". Para o certame, o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) criou um diferenciado para seleção de servidores públicos federal, oferecendo 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos federais.

O grande destaque foi o recorde histórico de 2,65 milhões de candidatos inscritos, um número que supera as expectativas iniciais. "Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o Concurso Nacional Unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!", comemorou  ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao repassara a parcial de inscritos.

Do total de inscritos, 1,28 milhão ainda não efetuaram o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), obrigatória para validar a participação no certame. O prazo final para quitar a taxa é uniforme para todos os candidatos e se encerra em 16 de fevereiro.

As taxas de inscrição variam de acordo com o nível do cargo desejado. Para os cargos de nível superior, a taxa é de R$90, enquanto para os cargos de nível médio, o valor é de R$60. O pagamento deve ser realizado exclusivamente por meio da GRU, podendo ser efetuado no banco ou via PIX, utilizando o QR Code correspondente.

A prova está agendada para o dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, abrangendo todas as Unidades da Federação. O exame contará com questões objetivas específicas e dissertativas, organizadas por área de atuação, visando avaliar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades no setor público.

Nos siga no Google Notícias