ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Robôs para automação de processos entram em atividade no TJMS

JU/M5 e JU/M9 vão executar tarefas repetitivas que simulam o trabalho humano

Por Kamila Alcântara | 15/03/2024 14:31
Servidores que atuam nos processos judiciais no TJMS (Foto: divulgação)
Servidores que atuam nos processos judiciais no TJMS (Foto: divulgação)

Para auxiliar no andamento de processos, foram ativados dois robôs no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), na tarde desta sexta-feira (15). Batizados de JU/M5 e JU/M9, eles vão executar tarefas repetitivas que eram feitas por pessoas, como imitar ações de clicar, digitar, copiar e colar.

Segundo o Tribunal, JU/M5 vai atuar no Nupejud (Núcleo de Pesquisas Judiciais), extraindo informações de acordo com a fila de demandas, como placas, valores e datas para penhora de bens. Quando terminar todo o processo, ele vai expedir decisão judicial e também tem autonomia, quando já tem a decisão, de emitir a certidão cartorária.

Já o JU/M9 conseguirá fazer pesquisas de endereços em diferentes sistemas, pois faz parte do processual trazer essas informações da parte contrária, mas a busca manual tornava tudo mais demorado.

Os equipamentos foram desenvolvidos pela Coordenadoria de Automação, do Departamento de Sistemas Judiciais, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




Nos siga no Google Notícias