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Educação e Tecnologia

Só 16,8% dos estudantes completam o Ensino Médio na idade certa em MS

Desde 2013, o índice cresceu, mas ainda segue bem baixo

Por Izabela Cavalcanti | 28/05/2024 12:07
Alunos do Ensino Médio de escola estudal de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/SED)
Alunos do Ensino Médio de escola estudal de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/SED)

Em Mato Grosso do Sul, 16,8% dos alunos se formaram no Ensino Médio na idade certa e com o aprendizado considerado suficiente. Apesar do número tão baixo, o Estado fica em 12° lugar com o maior índice de conclusão dos estudos.

Os dados fazem parte da pesquisa IIE (Índice de Inclusão Educacional) desenvolvida pelo Instituto Natura, com base nos dados do Censo Escolar e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O resultado é referente ao ano de 2019.

Em relação a conclusão dos anos iniciais, o índice de 2019 é melhor, fica em 48% no Estado, Já nos anos finais só atinge 21,9% dos estudantes e os 16,8% do Ensino Médio.

Se comparar com 2013, a conclusão do Ensino Médio era pior: só 12%. Nos anos iniciais, 36,3% e anos finais, 15,1%, o que equivale do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Em 2017, os índices passaram para 12,5% (Ensino Médio); 47,5% (anos iniciais); e 20,9% (anos finais).

O estudo mostra que se todos os alunos ingressassem na escola na idade correta e não houvesse repetência nem evasão, as três comparações seriam iguais.

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Brasil – A média no Brasil de conclusão do Ensino Médio é de 19%. O primeiro estado no ranking é São Paulo, com 27%. Em seguida está Distrito Federal, com 26% e Goiás, com 25,8%. Os três últimos são, Bahia (7,9%); Amazonas (7,7%); e Amapá (6,5%).

O IIE leva em consideração todas as crianças nascidas em um determinado ano no Brasil (1996, 1998, 2000 e 2002), quantas se formaram no Ensino Médio até os 18 anos, e tiraram notas consideradas suficientes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Além disso, a pesquisa também contabilizou os alunos que atingiram pelo menos 300 pontos nas provas de Língua Portuguesa e Matemática, que é considerada nota mínima de um aprendizado básico.

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