Enquete: 46% dos leitores dizem que saúde mental está "razoável"
Mato Grosso do Sul é o quarto estado do País com maior taxa de suicídio

A enquete de segunda-feira (16) perguntou como está a saúde mental dos leitores do Campo Grande News. A maioria, 46%, respondeu que está "razoável", 30% respondeu que está “boa/ótima” e 24% respondeu “ruim/péssima”.
Em setembro de 2022, foi sancionada a Lei 6.916/22, do vereador Otávio Trad, que permite colocar cartazes com mensagens de combate ao suicídio em vias, ferrovias, viadutos, pontes, passarelas, rodovias federal e estadual, dentro do limite da Capital.
Além das mensagens motivacionais, a lei prevê a realização de palestras e seminários voltados à população em geral e aos profissionais da área de saúde para orientação e atenção sobre análises comportamentais.
A campanha também incentiva o acesso à informação sobre os serviços prestados por associações, fundações, ONGs, entidades e organizações sociais do município que atuam no atendimento de prevenção e combate ao suicídio.
Dados são do boletim epidemiológico “Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil” do Ministério da Saúde, publicado em setembro do ano passado, e mostram que Mato Grosso do Sul é o quarto estado do País com maior taxa de suicídio, com 10,3 casos a cada 100 mil habitantes.
Busque ajuda - Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados.
Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem também buscar ajuda em escolas-clínicas de Psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.