ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Leitores apontam leis mais rigorosas como solução contra avanço das facções

Maioria defende endurecimento da legislação como principal forma de conter o crime organizado

Por Viviane Oliveira | 12/08/2025 07:47
Leitores apontam leis mais rigorosas como solução contra avanço das facções
O PCC possui origem prisional e surgiu logo após o Massacre do Carandiru (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A maioria dos participantes da enquete do Campo Grande News acredita que leis mais severas seriam a medida mais eficaz para conter o avanço das facções criminosas em Mato Grosso do Sul. Dos leitores que votaram, 54% defenderam o endurecimento da legislação. Outros 36% apontaram como prioridade o investimento em inteligência policial, enquanto 10% consideram que o reforço do policiamento na fronteira seria a solução mais eficiente.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em enquete realizada pelo Campo Grande News, 54% dos participantes defendem o endurecimento das leis como principal medida para combater o avanço das facções criminosas em Mato Grosso do Sul. O investimento em inteligência policial foi apontado por 36% dos votantes, enquanto 10% priorizaram o reforço do policiamento na fronteira.O estado, que abriga dez das doze facções criminosas interestaduais identificadas no país, tornou-se destino principal desses grupos devido à sua posição estratégica na rota do narcotráfico entre Brasil, Paraguai e Bolívia. Entre as sugestões dos leitores, destacam-se projetos sociais para jovens e melhor preparo policial.

O tema gerou intensa discussão nas redes sociais, com 66 comentários registrados. Entre as opiniões, Ciene Romeu ressaltou a importância de “acabar com o financiamento do crime e punir de verdade os envolvidos”. Já Fagner Dias defendeu políticas voltadas à juventude, como projetos sociais e capacitação profissional, para afastar adolescentes do tráfico.

Outros leitores propuseram medidas mais específicas, como manter cada preso em seu estado de origem, dar mais preparo e melhores salários para policiais, e priorizar o combate ao crime organizado em vez de multas no trânsito. Também houve quem defendesse maior responsabilidade dos pais na educação dos filhos.

Segundo as autoridades, Mato Grosso do Sul é hoje o principal destino de facções vindas de outros estados, atraídas pela posição estratégica na rota do narcotráfico que conecta Brasil, Paraguai e Bolívia. Dez das doze facções interestaduais identificadas no país já têm base no estado.

Leitores apontam leis mais rigorosas como solução contra avanço das facções

Entre as facções de maior alcance estão o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), que dominam o cenário nacional. O PCC está presente em 25 estados, enquanto o CV atua em 26. O Rio Grande do Sul, único estado onde esses dois grupos ainda não se estabeleceram, é dominado por facções formadas localmente como BNC (Bala na Cara) e os Manos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.