ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Enquetes

Maioria defende volta do auxílio emergencial, mas 41% são contra

59% dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News acham que o governo federal deve voltar a pagar o auxílio

Guilherme Correia | 06/01/2021 07:40
Em dezembro, homem esperava em fila da Caixa Econômica na Avenida Gury Marques (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Em dezembro, homem esperava em fila da Caixa Econômica na Avenida Gury Marques (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Três em cada cinco leitores opinam que o governo federal deve retomar o pagamento das parcelas do auxílio emergencial em todo território brasileiro, enquanto os outros dois dizem não para essa retomada. Isso é o que mostra o resultado da enquete do Campo Grande News, que terminou hoje (6).

A pergunta: "você acha que o governo deve voltar a pagar o auxílio emergencial?" foi feita já que os últimos depósitos aconteceram no final de dezembro. O programa, vigente desde março do ano passado, foi criado com objetivo de auxiliar trabalhadores informais que tiveram seus rendimentos afetados pela pandemia do novo coronavírus.

As pessoas que já tinham cadastro no programa Bolsa Família e que também foram beneficiadas pelas parcelas do auxílio já receberam todo o amparo em dezembro. Apesar disso, ainda há saques que só poderão ser feitos no mês de janeiro - nesta quarta-feira, por exemplo, foi liberado saques e transferências dos aniversariantes do mês de abril.

Entre os leitores que quiseram responder, 59% defendem o retorno do benefício, enquanto 41% não concordam com isso.

Resultado da enquete
Resultado da enquete

Pode voltar? Mesmo que o governo federal tenha informado que a verba não voltará a ser repassada para os brasileiros, há setores que se mobilizam para tentar rever isso e poder beneficiar a população.

Atualmente, o PL (Projeto de Lei) 5495/20, de autoria dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania/SE) e Esperidião Amin (PP/SC), tramita no senado e pretende prorrogar o estado de calamidade pública e os pagamentos do auxílio emergencial até o 31 de março de 2021.

Além desse, o PL 5494/20, de autoria dos senadores Rogério Carvalho (PT/SE) e Paulo Rocha (PT/PA), objetiva propor medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de recuperação econômica da crise pandêmica, com o retorno dos R$ 600 por todo primeiro semestre de 2021.

Nos siga no Google Notícias