ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Para maioria, MS se tornou mais violento durante a pandemia

Conforme resultado da enquete, 73% acreditam que violência tenha aumentado no período pandêmico

Guilherme Correia | 04/05/2021 07:38
Equipe da Guarda Civil Metropolitana fazendo ronda em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Equipe da Guarda Civil Metropolitana fazendo ronda em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Maioria dos leitores vê que a violência tem aumentado ao longo do último ano, marcado pela pandemia de covid-19. Conforme enquete, 73% dos respondentes concordam com essa hipótese.

Para a leitora Marilene Fonseca, que escreveu nas redes sociais do Campo Grande News, fatores como o aumento no desemprego tem feito com que mais pessoas se rendam ao crime. "Desemprego aumentou e a alimentação ficou muito cara", comenta.

De acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), homicídios dolosos tiveram aumento de 6% em Mato Grosso do Sul - indo de 246 vítimas no 1º semestre de 2019 para 261 no mesmo período do ano passado.

Conforme a publicação, a pandemia tem feito com que haja um "reconfiguração do cenário criminal e da segurança pública", por conta de uma série de fatores, como por exemplo a crise econômica.

Além disso, vale ressaltar que mais pessoas têm ficado em casa, por obrigação ou por receio de exposição, o que faz com que a violência doméstica também ganhe condições para que aconteça mais frequentemente. "Mas é possível entender que alguns destes tipos de crimes parecem ter observado um aumento na subnotificação, tendo em vista a maior dificuldade de registros por parte das mulheres em situação de violência doméstica durante a vigência das medidas de distanciamento social".

Denuncie - Para casos de violência contra a mulher, denúncias podem ser feitas de forma gratuita e anônima ao telefone 180. Além disso, o disque 100 recebe acusações de violações de direitos humanos relacionadas a crianças e adolescentes, idosas e pessoas com deficiência.

Por fim, outros telefones também estão à disposição da população, como o 190 da Polícia, ou o 193 para emergências.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias