Quase 40% dos leitores afirma que trocou avião por ônibus em viagem
Maioria segue preferindo viajar por meio aéreo, mas o transporte rodoviário ganha espaço

Preços acima da média pré-pandemia e perda de poder de compra dos brasileiros são alguns dos fatores que podem explicar o resultado da enquete realizada pelo Campo Grande News apontando que 37% dos leitores responderam que trocaram o avião pelo bom e velho ônibus como meio de transporte em viagens.
"Você trocou o avião pelo ônibus para viajar", perguntou a enquete, que teve o sim respondido por esses 37% e o não por 63%.
Recentemente, estudo de entidades estaduais de turismo e transporte verificou que 65,1% dos usuários entrevistados utilizam avião e 27,3% o ônibus para viagens para outros estados. Já em relação ao transporte intermunicipal, 80,1% prioriza carro próprio e apenas 29,6% são adeptos dos coletivos para viajar.
Entre as pessoas que trocaram os meios de transporte para viajar, aparecem as leitoras Vera Verdelli e Helena Dantas, que comentaram a postagem no na página oficial do Campo Grande News na rede social Facebook. Contudo, há quem discorde.
"Transporte aéreo é mto mais barato, isso é fato. E se a é viagem intermunicipal, com certeza de carro é mais prático. Ônibus além de mais caro, é desconfortável, demora mais tempo", frisa Roberta Chaves em sua análise.
Atualmente, o transporte em Mato Grosso do Sul dá os primeiros passos para ampliar sua atuação. No setor aéreo, Ponta Porã, Corumbá e Bonito já anunciaram novos voos, assim como Campo Grande, cidade na qual o aeroporto passa por reforma.
Já no setor de transporte rodoviário, a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) prepara uma reformulação, com adequação de linhas e até possível ampliação de rotas, tudo para atender melhor a logística local, tanto para o deslocamento cotidiano quanto para o turismo.