Trânsito travado: maioria dos leitores culpa ausência de planejamento urbano
Enquete mostra que maioria vê falha na gestão viária; ruas e rotatórias críticas seguem como desafio diário
Para 67% dos leitores que participaram da enquete realizada pelo Campo Grande News, o trânsito travado da Capital tem uma causa clara: falta de planejamento urbano. Outros 23% apontaram a ausência de rotas alternativas como principal motivo e 10% acreditam que a quantidade excessiva de carros nas ruas é o problema central.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Nas redes sociais, internautas reforçaram os resultados da pesquisa e compartilharam suas opiniões. Para Natalio Malaquias, o congestionamento já é reflexo do crescimento da cidade. “Campo Grande já é uma cidade de porte médio, então é normal o trânsito travar”, comentou. Já Igor Romeiro destacou a falta de preparo dos motoristas. “A maioria não sabe as regras de trânsito”, opinou. Outro leitor, Hiroshi Kato, criticou a gestão municipal: “Não temos gestores que resolvam o trânsito a longo prazo, só soluções paliativas”.
- Leia Também
- Porque Campo Grande tem pontos de trânsito “travado”?
- Problemas noite e dia: os gargalos do trânsito que atormentam a cidade
Um dos principais pontos de lentidão identificados pela reportagem está na saída para Três Lagoas, na Avenida Ministro João Arinos, que sofre com congestionamento já no início da manhã. O tráfego intenso vindo da BR-262 e dos bairros em crescimento, como o Maria Aparecida Pedrossian, dificulta a mobilidade de quem precisa chegar ao Centro.
À tarde, a situação se repete em outras vias movimentadas. A partir das 17h30, a Rua Ceará e a Avenida Via Parque enfrentam longas filas, buzinas constantes e até pequenos acidentes, principalmente nos cruzamentos com semáforos.
Além disso, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) apontou seis rotatórias críticas com fluxo intenso e lentidão constante: Mato Grosso / Via Parque, Gury Marques / Interlagos, Três Barras / Marquês de Lavradio, Joaquim Murtinho / Ceará, Eduardo Elias Zahran / Joaquim Murtinho e Tamandaré /Euler de Azevedo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.