ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 23º

Enquetes

Você acredita que conseguirá pagar todas as dívidas neste mês?

Participe da enquete votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande

Por Gabriel Neris | 08/12/2025 06:59
Você acredita que conseguirá pagar todas as dívidas neste mês?
Consumidor paga por item comprado no comércio da Capital (Foto: Osmar Veiga)

Você acredita que conseguirá pagar todas as dívidas neste mês? Participe da enquete votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O endividamento atinge 66,7% dos lares em Campo Grande, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio. Apesar de uma pequena queda nas contas em atraso para 29,2%, preocupa o aumento de inadimplentes que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas, chegando a 14,4%.O cartão de crédito é o principal meio de endividamento, presente em 68% dos casos. Entre famílias com renda de até dez salários mínimos, os carnês representam 20% das dívidas, enquanto o financiamento de veículos é mais comum em famílias de maior renda, atingindo 25,5% dos casos.

O mais recente levantamento da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que 66,7% dos lares campo-grandenses estão endividados, número acima de outubro e também de novembro do ano passado. Mesmo com uma pequena retração no índice de contas em atraso, agora em 29,2%, o sinal amarelo permanece aceso.

O alerta fica ainda mais evidente quando se observa que 14,4% dos endividados afirmaram não ter condições de pagar seus débitos, proporção superior à registrada no mês anterior, que foi de 13,6%.

A economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira, lembra que o endividamento engloba parcelas diversas, como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês, empréstimos pessoais, financiamentos de veículos e seguros. Ela destaca que assumir dívidas não é necessariamente um problema. Quando há pagamento regular e controle, o endividamento pode até ser considerado saudável, já que estimula a atividade econômica.

As diferenças por nível de renda indicam realidades distintas. O cartão de crédito lidera com folga entre todos os grupos, alcançando 68%. Os carnês pesam mais entre famílias com até dez salários mínimos, com 20%, enquanto entre os de renda superior representam 9,8%. Na direção contrária, os financiamentos de veículos aparecem em 25,5% dos casos de renda maior e em 9% entre os de renda mais baixa.

Enquete

Você acredita que conseguirá pagar todas as dívidas neste mês?

Sim

54%

Talvez

16%

Não, não terei condições de pagar

30%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.