ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Você já deixou de frequentar algum parque com medo da febre maculosa?

Responda a pergunta no final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentário

Idaicy Solano | 29/06/2023 08:01
Você já deixou de frequentar algum parque com medo da febre maculosa?
Capivara toma sol no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

A enquete do Campo Grande News desta quinta-feira (29) quer saber se você já deixou de frequentar algum parque com medo da febre maculosa? A capivara, encontrada em parques, é hospedeiro amplificador da bactéria causadora da doença.

Responda a pergunta no final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentário nas redes sociais do jornal.

De acordo com pesquisas realizadas no núcleo de Sanidade Animal da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Campo Grande, a doença circula, a pelo menos, dez anos em Mato Grosso do Sul. Na última década, foram registrados apenas seis casos da doença na Capital. Nesse período, foram investigados 55 casos suspeitos. O último caso confirmado foi registrado em 2018.

Sintomas - Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e/ou dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e chega até os pulmões podendo causar parada respiratória.

Também podem aparecer manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Prevenção - Usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato; usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; usar repelentes de insetos; verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos.

Caso encontre um carrapato colado ao corpo, tem que remover com uma pinça. O quanto antes retirar os carrapato, menor será o risco de contrair a doença. Depois de retirar, é recomendado lavar a área com álcool ou água e sabão. Não se deve apertar ou esmague o carrapato, ele deve ser puxado com cuidado e firmeza.

Enquete

Você já deixou de frequentar algum parque com medo da febre maculosa?

Sim

25%

Não

75%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias