Você teria coragem de julgar crimes graves como homicídio ou feminicídio?
Participe votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News
Você teria coragem de julgar crimes graves como homicídio ou feminicídio? O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou a campanha “Seja um Jurado Voluntário – Você pode fazer a diferença”, que convida a população a participar ativamente do Tribunal do Júri. A iniciativa busca ampliar a representatividade social nos julgamentos e valorizar o papel do cidadão na construção da Justiça.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ser jurado significa integrar o Conselho de Sentença, composto por sete pessoas sorteadas entre os alistados, que têm a responsabilidade de decidir sobre crimes dolosos contra a vida. Entre eles estão homicídio, feminicídio, aborto, infanticídio e induzimento ao suicídio. Ao lado do juiz presidente, o jurado atua como representante direto da sociedade, garantindo que a decisão expressa reflita a vontade popular.
Pela lei, o serviço é obrigatório para os convocados, mas qualquer pessoa pode se candidatar de forma espontânea como jurado voluntário.
Em Campo Grande, a inscrição é feita on-line (clique aqui), já nas demais comarcas o cadastro pode ser realizado diretamente nos fóruns. Além de contribuir com a Justiça, o jurado ainda tem benefícios legais, como prioridade em concursos e licitações.