ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Enquetes

Você teria coragem de julgar crimes graves como homicídio ou feminicídio?

Participe votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News

Por Gabriel Neris | 16/09/2025 06:48
Você teria coragem de julgar crimes graves como homicídio ou feminicídio?
Estátua da deusa grega da Justiça, Themis, em frente ao Tribunal do Júri (Foto: Marcos Maluf)

Você teria coragem de julgar crimes graves como homicídio ou feminicídio? O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou a campanha “Seja um Jurado Voluntário – Você pode fazer a diferença”, que convida a população a participar ativamente do Tribunal do Júri. A iniciativa busca ampliar a representatividade social nos julgamentos e valorizar o papel do cidadão na construção da Justiça.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou a campanha "Seja um Jurado Voluntário – Você pode fazer a diferença". A iniciativa visa incentivar a participação popular no Tribunal do Júri, especificamente no Conselho de Sentença, responsável por julgar crimes dolosos contra a vida como homicídio, feminicídio, aborto, infanticídio e induzimento ao suicídio.O serviço de júri é obrigatório para os convocados, mas a campanha busca voluntários para ampliar a representatividade social e garantir que as decisões reflitam a vontade popular. Os interessados em se tornar jurados voluntários podem se inscrever online em Campo Grande ou nos fóruns das demais comarcas. A participação garante benefícios como prioridade em concursos públicos e licitações.

Ser jurado significa integrar o Conselho de Sentença, composto por sete pessoas sorteadas entre os alistados, que têm a responsabilidade de decidir sobre crimes dolosos contra a vida. Entre eles estão homicídio, feminicídio, aborto, infanticídio e induzimento ao suicídio. Ao lado do juiz presidente, o jurado atua como representante direto da sociedade, garantindo que a decisão expressa reflita a vontade popular.

Pela lei, o serviço é obrigatório para os convocados, mas qualquer pessoa pode se candidatar de forma espontânea como jurado voluntário.

Em Campo Grande, a inscrição é feita on-line (clique aqui), já nas demais comarcas o cadastro pode ser realizado diretamente nos fóruns. Além de contribuir com a Justiça, o jurado ainda tem benefícios legais, como prioridade em concursos e licitações.

Enquete

Você teria coragem de julgar crimes graves como homicídio ou feminicídio?

Sim, faz parte do papel de jurado

77%

Tenho dúvidas se estaria preparado

10%

Não, não conseguiria

13%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.