A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

22/08/2008 12:45

Concurso "140 Letras" recebe microcontos pela internet

Redação

Os usuários do 'Twitter', rede social da Internet que permite o envio de atualizações pessoais com textos de até 140 caracteres via SMS, e-mail ou mensageiro instantâneo, o "micro-blogging", podem participar do "140 Letras", o primeiro concurso literário de microcontos da rede no Brasil.

Para participar, os interessados devem publicar quantos microcontos quiserem no Twitter (http://twitter.com/140letras) até 20 de setembro, com até 140 caracteres cada, incluindo o identificador "#140". Ou seja, cada microconto pode ter, no máximo, 136 caracteres. O vencedor será publicado no site até o dia 30 de setembro.

Foram convidados cinco jurados 'twitteiros', ligados à literatura e ao jornalismo para escolher o melhor conto.

Já confirmaram participação Francisco Madureira, gerente do UOL Tecnologia, Tiago Doria, jornalista do IG, Andréa del Fuego, escritora, autora de 'Sociedade da Caveira de Cristal' e 'Minto Enquanto Posso' e Ana Rüsche,  autora de dos livros de poemas 'Rasgada', 'Sarabanda' e do romance 'Acordados'.

O primeiro colocado receberá quatro livros da 'Coleção Bactéria', que reúne autores da nova geração da Literatura Brasileira. E a projeção de ter escrito o melhor microconto do primeiro concurso brasileiro de microcontos no Twitter.

Menores frascos -  O microconto, mini-conto ou nanoconto, tem características diferentes do conto, por menor este seja. Ainda que a elipse narrativa seja considerada por escritores como Guillermo Cabrera Infante como a essência da estrutura do conto, no miniconto a importância da sugestão é amplificada, para que o leitor complete a tarefa de "preencher" as lacunas do que não está evidente na narrativa.

 

O guatemalteco Augusto Monterroso é apontado como autor do mais famoso miniconto, escrito com apenas quarenta e três letras: "Cuando despertó, el dinosaurio todavía estaba allí" (Quando acordou o dinossauro ainda estava lá).  Ernest Hemingway é autor de outro famoso miniconto: "For sale: baby shoes, never worn", (Vende-se: sapatos de bebê, sem uso).

A velocidade e urgência da informação com as novas tecnologias de comunicação tem atraído o microconto para a Internet. Em seu formato digital, o gênero ganhou novas características, como o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir seu envio através de mensagens SMS (torpedos) pelo celular.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions