ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Escola terena faz 10 anos e o mérito é de aldeia urbana

Redação | 19/04/2009 08:27

Criada com apenas duas salas para atender as crianças da primeira aldeia urbana de Campo Grande, ao completar 10 anos a Escola Municipal Sulivan Silvestre contribui hoje também para formação de alunos não-índios, invertendo o caminho da inclusão.

Em uma das regiões consideradas mais violentos da cidade, a do Tiradentes, a maior lição que os educadores pretendem repassar é a da tolerância, do respeito à diferença, como um remédio contra o preconceito. A idéia é mostrar como é rico para uma sociedade conviver com tamanho "colorido" cultural.

Tudo que envolve a comunidade Marçal de Souza, nome referência ao líder guarani assassinado por fazendeiros, tem como peso a inovação.

Foi a primeira aldeia urbana, tem a primeira escola indígena urbana e a primeira cacique mulher do País. Na escola, esses fatos são exibidos como motivo de orgulho, mais um incentivo à auto-estima na busca por perpetuar a cultura do povo terena, etnia que forma a comunidade.

A diretora Lucimar Trindade Azevedo Marques, conta que os trabalhos desenvolvidos pela escola têm sempre como objetivo valorizar a cultura indígena. Exemplo disso é a feira indígena que as crianças promovem todos os anos, como tradição e forma de divulgar os costumes dos terena.

São mais de 400 alunos matriculados, mas apenas 21% são de origem indígena hoje. Mas o diferencial são os projetos de valorização da cultura. Um deles é de ensino da língua terena, que pode dar origem a um pequeno dicionário feito pelos alunos.

Responsável pela escola, Lucimar explica que a prática é importante porque as crianças indígenas que nascem na cidade não têm o mesmo contato com as tradições que aquelas que nascem nas aldeias.

O que os terena querem mostrar é que o índio não deixa de ser índio quando resolve viver em território urbano.

Assim, o trabalho desenvolvido pela escola ajuda a reviver as tradições, e ensinar as crianças desde pequenas quais são suas origens, aprendendo danças, crenças e idioma. "

Nos siga no Google Notícias