ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Iphan avalia pinturas históricas em Porto Murtinho

Redação | 20/04/2010 21:18

Alugada pela prefeitura para os ensaios diários do Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho, a Escola Imaculada Conceição recentemente começou a passar por um processo de reforma. A surpresa foi geral quando durante as obras, alguns funcionários se depararam com desenhos antigos nas paredes do local, lavadas com jato de água acarretando em descascamento.

Diante da descoberta, o prefeito Nelson Cintra (PSDB) entrou em contato com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que enviou técnicos especializados em restauração para conferir as pinturas em formas de florais. Eles estiveram nesta terça em Porto Murtinho.

Assim que as pinturas históricas foram descobertas, a arquiteta Fernanda Gonzaga teve de paralisar a obra. "Ao olhar para a beleza dos desenhos marcados em paredes tão antigas, o prefeito Nelson Cintra pediu para que contatássemos o Iphan o mais rápido possível", ressalta a arquiteta.

Recebidos pela secretária municipal de Turismo Vivian Cruz, o restaurador carioca Marcelo Nariz e a superintendente regional do Iphan em Mato Grosso do Sul, Maria Margareth Escobar, realizaram uma prospecção pictórica que, na verdade, é a investigação técnica das pinturas encontradas.

Pela análise dos profissionais, algumas curiosidades foram constatadas, como: o prédio usado por várias décadas como moradia para freiras da Igreja Católica pode ter sido um bordel no início do século passado.

De acordo com Marcelo, os ornamentos florais e as cores vivas elevam a um cenário de ostentação, que era muito utilizado na época em ambientes como bordeis.

Mesmo trabalhando com uma suposição em relação ao prédio ter servido como bordel, a ideia ganha força se posta lado a lado com a história do município, que alcançou seu período áureo com a exportação da erva-mate no início do século passado.

Na opinião da superintendente regional do Iphan em MS, o prefeito Nelson Cintra tomou uma atitude exemplar ao entrar em contato com o órgão. "Uma ação dessas, além de proteger o patrimônio histórico de Porto Murtinho, agrega valor econômico para a cidade do ponto de vista turístico", enfatiza Maria Margareth.

A Escola Imaculada Conceição recentemente entrou em processode tombamento como patrimônio histórico e cultural da cidade, através da lei 1.403, de 23 de abril de 2009. O prédio onde as meninas cantoras de Porto Murtinho ensaiam pertence à Diocese de Jardim.

O senador Delcídio Amaral (PT) destinou verba de R$ 150 mil para a reforma da fachada do local, recentemente.

Nos siga no Google Notícias