ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

João Carlos Martins leva sons e vida a palco da Capital

Redação | 20/07/2010 15:31

Reconhecido mundialmente como o melhor intérprete do compositor alemão Johan Sebastian Bach e expoente principal do piano clássico no Brasil, o maestro João Carlos Martins estará em Campo Grande no dia 23 de julho, a frente da Orquestra Bachiana Filarmônica, para o encerramento das atividades do Programa Empreendedor Rural (PER).

Talento e superação definem a trajetória do maestro. João Carlos Martins começou a tocar piano aos 11 anos. Aos 20 já realizava apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque, ao lado dos melhores músicos do mundo. Tocou com as principais orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano.

Porém, em uma partida de futebol em Nova Iorque, o pianista caiu e rompeu um nervo, perdendo temporariamente o movimento da mão direita. Após longa recuperação e dedicação ao piano, foi diagnosticado com Lesão por Esforço Repetitivo, perdendo mais uma vez os movimentos. Dessa vez, acreditou que seria pra sempre. Vendeu os pianos e tornou-se treinador de boxe.

A música, porém, falou mais alto. Martins aprendeu novos instrumentos e desenvolveu uma nova técnica, utilizando somente a mão esquerda. Realizou grandiosos concertos com um estilo único de tocar, que aproveitava ao máximo a beleza das peças clássicas.

Em um concerto realizado em Sofia, na Búlgaria, Martins sofreu um golpe na cabeça durante um assalto que lhe fez perder parte dos movimento novamente. Ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. Perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão.

Mas a dificuldade para tocar aumentava. Para não se afastar da música, voltou à escola para aprender regência e hoje está à frente da Orquestra Bachiana Filarmônica, que o acompanha em todos os espetáculos. Continua enfrentando desafios, pois mesmo não conseguindo segurar a batuta e virar as páginas das partituras, decora nota por nota sinfonias inteiras antes das apresentações.

O amor de João Carlos pela música inspirou o longa-metragem franco-alemão Martins Passion (Paixão Segundo Martins), vencedor de quatro festivais internacionais. O documentário já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.

Espetáculo - O encerramento do PER reúne participantes de todo o Estado. Haverá apresentação de 12 casos de sucesso com empreendedorismo rural, dentre os quais três serão premiados.

O evento acontece no dia 23 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em conjunto às atividades do Prêmio Famasul de Jornalismo. O fechamento das atividades fica por conta da apresentação do maestro João Carlos Martins e sua orquestra.

Nos siga no Google Notícias