ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Abel Ferreira se torna o 2º treinador com mais títulos pelo Palmeiras

Com vitória no Brasileirão, técnico português soma nove taças ao total

Por Gustavo Bonotto | 08/12/2023 22:58
Abel Ferreira durante final do Brasileirão, no Estádio Mineirão. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Abel Ferreira durante final do Brasileirão, no Estádio Mineirão. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O técnico Abel Ferreira entrou para a história do Palmeiras. Colecionador de recordes com o Maior Campeão do Brasil, o comandante português se isolou como o segundo treinador com mais títulos pelo clube após a conquista do Campeonato Brasileiro 2023: agora são nove taças no total, superando Vanderlei Luxemburgo (oito) e ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão (dez).

Os nove títulos de Abel, além deste Brasileirão de 2023 recém-consumado, são as Libertadores de 2020 e 2021, o Campeonato Brasileiro de 2022, a Copa do Brasil de 2020, a Supercopa do Brasil de 2023, a Recopa Sul-Americana de 2022, e os Paulistas de 2022 e 2023.

Abel também se isolou como o treinador estrangeiro com mais títulos na história do futebol no Brasil (superando o uruguaio Felix Magno) e se tornou o único estrangeiro com dois títulos de campeão brasileiro na história da competição.

Disputado anualmente desde 1959, o Campeonato Brasileiro já viu serem campeões três técnicos estrangeiros e sete capitães de outra nacionalidade. Entretanto, antes do título palmeirense da temporada passada, jamais um time campeão havia contado tanto com o treinador como com o capitão estrangeiros ao mesmo tempo. Desta forma, pela segunda vez na história (ambas com o Palmeiras), o Brasileirão tem um campeão com o técnico e o capitão estrangeiros (o português Abel e o paraguaio Gustavo Gómez).

Estatísticas - Abel é o primeiro português, oitavo europeu e 23º estrangeiro a assumir o comando do Palmeiras na história. O último treinador palmeirense nascido na Europa tinha sido o italiano Caetano De Domenico, campeão paulista em 1940, enquanto o mais recente comandante de fora do país era o argentino Ricardo Gareca, em 2014.

Ainda segundo o Alviverde, o técnico é o único a conquistar nove títulos em apenas uma passagem pelo Palmeiras, seguido por Oswaldo Brandão e Vanderlei Luxemburgo, ambos com cinco. O português se enquadra como o treinador estrangeiro com mais títulos no futebol brasileiro: nove, seguido pelo uruguaio Felix Magno, com oito.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias