A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

19/05/2012 12:19

Abertura dos Jogos Infantis da Reme reúne 650 atletas do judô

Wendell Reis
Cauã participa de uma competição pela primeira vez (Foto: João Garrigó)Cauã participa de uma competição pela primeira vez (Foto: João Garrigó)
Judô é praticado em 32 das 94 escolas da Rede Municipal de Ensino (Foto: João Garrigó)Judô é praticado em 32 das 94 escolas da Rede Municipal de Ensino (Foto: João Garrigó)

A Reme (Rede Municipal de Ensino) iniciou neste sábado (19) a 30ª edição do Jires (Jogos Infantis da Reme). O torneio realizado com incentivo da Semed (Secretaria Municipal de Educação) reúne 650 alunos-atletas entre oito e 12 anos de idade.

O chefe da divisão de esporte, arte e cultura da Secretária Municipal de Educação, e coordenador geral do Jires, José Alberto Lechuga de Andrade, explica que os jogos ajudam a autoestima da criança, além de contribuir para tirá-las da rua e preservá-las o maior tempo possível dentro da escola.

O professor, também conhecido como Betinho, conta ainda que muitos alunos nunca participaram de uma competição e aproveitam a oportunidade para disputar. Cauã Gonçalves dos Santos, 8 anos, é um destes atletas iniciantes. Com o kimono, a beira do tatame, o aluno da escola Licurgo de Oliveira Bastos conta que precisa vencer cinco lutas para ser campeão.Ao ser indagado sobre o porquê de escolher o judô, o atleta é enfático: “Ué, porque ele é mais bom”.

A mãe, Pâmela Cristina Gonçalves da Silva, aguarda ansiosa pelo desempenho do filho na estreia em competições. Ela revela que o filho está bem mais calmo depois que começou a praticar o esporte, que ajuda na disciplina. “Ele melhorou bastante em casa e na escola. Em vez da criança ficar na rua, ela está fazendo um esporte”.

O atleta Pedro Gabriel Cristaldo, 9 anos, já está mais experiente. Esta é a segunda competição que ele participa. Na primeira, ficou em segundo lugar. Apesar de estar “um pouquinho nervoso”, o atleta se mostra confiante para a luta. Ele conta que este é o terceiro esporte que pratica na Reme, onde já fez futebol e natação.

Os jogos vão até o dia 22 de junho, com disputas no xadrez, tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica e ginástica artística. Além do Jires, a Prefeitura também realiza, paralelamente, o Jopares (Jogos Paradesportivos da Reme), que terá início no dia 1º de junho, com o atletismo adaptado. Cada escola da Reme recebe até três projetos esportivos, bem como de arte e cultura. O judô é praticado em 32 das 94 escolas da Reme.

Jogos reúnem atletas com idade entre oito e 12 anos (Foto: João Garrigó)Jogos reúnem atletas com idade entre oito e 12 anos (Foto: João Garrigó)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions