ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Abertura dos Jogos Infantis da Reme reúne 650 atletas do judô

Wendell Reis | 19/05/2012 12:19
Cauã participa de uma competição pela primeira vez (Foto: João Garrigó)
Cauã participa de uma competição pela primeira vez (Foto: João Garrigó)
Judô é praticado em 32 das 94 escolas da Rede Municipal de Ensino (Foto: João Garrigó)
Judô é praticado em 32 das 94 escolas da Rede Municipal de Ensino (Foto: João Garrigó)

A Reme (Rede Municipal de Ensino) iniciou neste sábado (19) a 30ª edição do Jires (Jogos Infantis da Reme). O torneio realizado com incentivo da Semed (Secretaria Municipal de Educação) reúne 650 alunos-atletas entre oito e 12 anos de idade.

O chefe da divisão de esporte, arte e cultura da Secretária Municipal de Educação, e coordenador geral do Jires, José Alberto Lechuga de Andrade, explica que os jogos ajudam a autoestima da criança, além de contribuir para tirá-las da rua e preservá-las o maior tempo possível dentro da escola.

O professor, também conhecido como Betinho, conta ainda que muitos alunos nunca participaram de uma competição e aproveitam a oportunidade para disputar. Cauã Gonçalves dos Santos, 8 anos, é um destes atletas iniciantes. Com o kimono, a beira do tatame, o aluno da escola Licurgo de Oliveira Bastos conta que precisa vencer cinco lutas para ser campeão.Ao ser indagado sobre o porquê de escolher o judô, o atleta é enfático: “Ué, porque ele é mais bom”.

A mãe, Pâmela Cristina Gonçalves da Silva, aguarda ansiosa pelo desempenho do filho na estreia em competições. Ela revela que o filho está bem mais calmo depois que começou a praticar o esporte, que ajuda na disciplina. “Ele melhorou bastante em casa e na escola. Em vez da criança ficar na rua, ela está fazendo um esporte”.

O atleta Pedro Gabriel Cristaldo, 9 anos, já está mais experiente. Esta é a segunda competição que ele participa. Na primeira, ficou em segundo lugar. Apesar de estar “um pouquinho nervoso”, o atleta se mostra confiante para a luta. Ele conta que este é o terceiro esporte que pratica na Reme, onde já fez futebol e natação.

Os jogos vão até o dia 22 de junho, com disputas no xadrez, tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica e ginástica artística. Além do Jires, a Prefeitura também realiza, paralelamente, o Jopares (Jogos Paradesportivos da Reme), que terá início no dia 1º de junho, com o atletismo adaptado. Cada escola da Reme recebe até três projetos esportivos, bem como de arte e cultura. O judô é praticado em 32 das 94 escolas da Reme.

Jogos reúnem atletas com idade entre oito e 12 anos (Foto: João Garrigó)
Jogos reúnem atletas com idade entre oito e 12 anos (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias