Ansiosos para o Campeonato Europeu, judocas de MS embarcam rumo à Polônia
A expectativa é de conquista de medalhas para trazer de volta a Mato Grosso do Sul
Três judocas de Mato Grosso do Sul vão representar o Brasil na etapa do Campeonato Europeu de Judô, entre os dias 17 e 18 de maio, na cidade de Bielsko Biala, na Polônia. A competição é voltada para a categoria Cadete (Sub-18) e integra o Estágio Internacional promovido pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô). A viagem para a Europa acontece nesta quarta-feira (14).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Convocados por figurarem entre os primeiros colocados no Ranking Nacional, os atletas embarcam nesta semana para a Europa. O grupo é formado por André Lucas Gessi Dodero (15 anos, até 55 kg) e Maria Miziara (15 anos, até 44 kg), ambos do Judô Clube Rocha, além de Mariana Piveta Giachini (16 anos, até 70 kg), do Clube Sakura de Judô.
O torneio reunirá cerca de 700 atletas de 28 países. A competição é classificatória para o Campeonato Mundial Cadete, que será realizado em agosto, na Bulgária.
Responsável por dois dos representantes sul-mato-grossenses, o técnico Diogo Rocha, do Judô Clube Rocha, se mostra confiante. "As expectativas são as melhores possíveis. Eles fizeram uma boa preparação e estão prontos para fazer bons combates. Espero que sejam campeões", afirmou.
Rocha treina André e Maria desde as categorias de base, entre o Sub-13 e o Sub-15. Ele destacou as principais características dos atletas: "O André é muito concentrado e letal. Ele faz a luta acontecer e impõe seu ritmo do início ao fim. A Maria é muito obediente taticamente e tem posições de preferência que, se encaixarem, ela finaliza a luta".
O sensei Jorge Yamakawa, do Clube Sakura de Judô, é o treinador da judoca douradense Mariana Piveta e reforça o otimismo. "Nossa expectativa é sempre a melhor. A Mariana está preparada, vem treinando forte para chegar lá e dar o máximo de si. Se Deus quiser, ela vai trazer uma medalha para o Brasil".
Segundo Yamakawa, Mariana começou a treinar aos 10 anos no próprio Clube Sakura, em Dourados. "A principal característica dela é a determinação. Ela se esforça e tudo o que faz, faz bem feito", ressaltou.
O técnico também aproveitou para destacar a importância da formação esportiva: "Acreditamos que toda criança e adolescente deve praticar esporte competitivo. Ele desenvolve disciplina, educação e respeito, valores que caminham junto com a filosofia do judô".
Yamakawa ainda citou Camila Gebara como a maior judoca sul-mato-grossense da história.
"Ela foi vice-campeã mundial júnior, 14 vezes campeã brasileira e conquistou várias medalhas no circuito europeu".
Com três viagens anteriores à Europa, André Lucas afirma que está pronto para mais um desafio. "Comecei a praticar judô com 7 anos e nunca mais parei. Esse ano conquistei um bronze na Alemanha e agora quero resultados ainda melhores. Estamos em concentração, fazendo treinos mais leves e focados para chegar na competição no melhor nível possível".
Maria Miziara, que também tem experiência internacional, treina desde 2018. Ela detalhou o foco dos treinos durante a concentração em São Paulo: "Estamos trabalhando muita pegada para várias direções e finalizando com golpe. Também treinamos manga a manga e pegada por cima".
Já Mariana Piveta encara sua segunda viagem à Europa. "Em março estive na Alemanha. Agora estou muito focada. A preparação foi bem rígida, com treinos físicos e técnicos. Tenho dois treinos por dia na concentração", relatou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.