ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Após reforma, Morenão "está preparado", diz Federação

Redação | 13/10/2009 11:05

Com injeção de R$ 720 mil em recursos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), prefeitura e governo do Estado, o Morenão "está preparado para receber qualquer partida", garantiu esta manhã o vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Marco Tavares. A reforma foi necessária para a disputa entre Brasil e Venezuela marcada para amanhã às 18 horas.

Na manhã desta terça-feira eram feitos os ajustes finais e o Corpo de Bombeiros mandou uma equipe ao local para a vistoria técnica, onde será avaliado se a estrutura está preparada para receber público de 22 mil torcedores.

O desnível do gramado e a iluminação precária foram os pontos mais atacados do estádio e que, segundo garante a organização, foram sanados.

A mídia nacional apontou as falhas do estádio e também questionou a destinação de vultosos R$ 462 mil em recursos da CBF para a reforma, uma iniciativa inédita e que é vista como uma forma de compensar a Capital sul-mato-grossense por ter perdido para Cuiabá na disputa por ser subsede da Copa de 2014. A CBF pagou mais de 50% do valor da reforma.

Ontem, quem passou pela área de imprensa reclamou que, apesar de cobertura, vazamentos vão exigir guarda-chuva aos jornalistas.

Tavares ressalta que a grama mato grosso, usada no campo, é uma variedade que caiu em desuso, cedendo espaço para outras como a esmeralda, que como cresce de maneira uniforme tem a característica de formar tapetes verdes, ideal para a prática esportiva. Como o gramado não será substituído, está sendo aparado bem baixo e também foi estendido.

Os bancos de reservas e técnicos, que antes ficavam em uma área rebaixada, foram reposicionados para dentro do gramado, dentro dos padrões da Fifa. Sob os bancos, que receberam almofadas, foi colocado um tapete sintético e também foi instalada uma cobertura de acrílico.

A única mudança considerável foi na iluminação do estádio, substituída e o número de refletores ampliado de 72 para 96, segundo o gerente de serviços gerais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), João Jair Satorelo. O dinheiro para a ampliação veio da prefeitura e do governo estadual.

Os banheiros dos vestiários foram reformados e o corredor que dá acesso recebeu tapetes emborrachados. Nos banheiros foram trocados chuveiros e as pias quebradas foram substituídas.

Também foi montada em frente ao camarote uma área para cadeirantes, para garantir acessibilidade. Na área coberta das arquibancadas foi instalada uma manta asfáltica de 4 mm de espessura para garantir impermeabilidade.

A reforma garantiu, ainda, uma área para aquecimento dos jogadores. Além disso, a pintura sinalizando saídas de emergência foi renovada.

Hoje às 16 horas a seleção brasileira treina no Morenão e às 18h30 será o treino da Venezuela. Marco Tavares lembra que sediar a última partida do Brasil nas eliminatórias é uma grande responsabilidade, uma vez a seleção só enfrentará outra eliminatória daqui a oito anos. Isso porque em 2014 a Copa será no Brasil, o que isenta a seleção de participar das eliminatórias.

Galeria de Imagens

Nos siga no Google Notícias