ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Atleta mirim de MS representará o Brasil em mundial de tênis de mesa

Com apenas 12 anos, Valentina Saravi participará da 1ª etapa do WTT Youth Contender Chile, em Santiago

Por Mylena Fraiha | 03/04/2024 17:03
Valentina durante treinamento de tênis de mesa em São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)
Valentina durante treinamento de tênis de mesa em São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 12 anos de idade, a jovem atleta campo-grandense Valentina Nabhan Saravi irá representar o Brasil na 1ª etapa do WTT Youth Contender Chile, campeonato mundial que vai acontecer em Santiago, no Chile, de 17 a 20 de abril deste ano.

Nesta competição, Valentina irá disputar as categorias sub-13, sub-15 e dupla mista. A mãe da atleta e uma de suas inspirações no esporte, Gabriela Leite Nabhan, explica que Valentina está em ritmo de preparação, junto à Comissão Técnica Brasileira de Base, em São Paulo.

“Está bem animada e ansiosa ao mesmo tempo, está fazendo uma preparação intensa. hoje ela está numa rotina de treinos de 3h por dia e 3 vezes na semana. Ela tem também treino de preparo físico para estar bem preparada para mais esse desafio”, explica Gabriela.

Em maio, ela estará em Cochabamba, na Bolívia, para o Campeonato Sul-Americano, onde competirá na sua categoria oficial sub-13. Durante o torneio, ela representará a equipe brasileira nas categorias em grupo, dupla mista, dupla e individual.

Atualmente, a jovem atleta ocupa o primeiro lugar no Ranking Nacional na categoria Sub-13 e o 25ª lugar no ranking mundial, sendo a única brasileira entre as 50 melhores do mundo em sua categoria.

Valentina e sua família residem atualmente em São Caetano do Sul (SP), onde ela joga pelo Nipo Clube de São Caetano. Além disso, ela é uma das 19 convocadas do Projeto Internacional "Diamantes do Futuro" da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), uma seleção olímpica de base que visa formar os futuros talentos do tênis de mesa brasileiro.

Herança de família - Valentina descobriu sua paixão pelo esporte durante a pandemia de covid-19, quando as aulas foram suspensas e ela decidiu iniciar sua jornada no tênis de mesa como forma de diminuir a ansiedade.

Inspirada por sua mãe, Gabriela Leite Nabhan, ex-vice-campeã brasileira em 2005, Valentina começou a treinar em casa e logo sua mãe notou um talento natural para o esporte. “Começou com a pandemia, nós em casa. Comprei uma mesa e comecei a jogar tênis de mesa com ela”, explica Gabriela.

Aos 9 anos, em 2020, Valentina já estava federada pela FTMMS (Federação de Tênis de Mesa de Mato Grosso do Sul) e representava a AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira), o Clube Nipo.

No mesmo ano, Valentina conquistou o título de Campeã Brasileira no Rio de Janeiro, o que marcou o início de uma série de vitórias em competições nacionais e internacionais. Já em 2022, ela se destacou como vice-campeã sul-americana em Salta, na Argentina.

Valentina e Gabriela no Campeonato Sulamericano 2022, na Argentina (Foto: Arquivo pessoal)
Valentina e Gabriela no Campeonato Sulamericano 2022, na Argentina (Foto: Arquivo pessoal)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias