ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Canoísta do MS está fora dos Jogos Paralímpicos por problemas cardíacos

Fernando “Cowboy” Rufino era uma das promessas de medalha para o Brasil

Chloé Pinheiro | 29/07/2016 15:23
O atleta é apelidado de Cowboy e pratica o esporte há cerca de cinco anos. (Foto: Reprodução/Facebook)
O atleta é apelidado de Cowboy e pratica o esporte há cerca de cinco anos. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Confederação Brasileira de Canoagem anunciou nesta sexta-feira (29) que o canoísta Fernando Rufino, o Cowboy, não participará dos Jogos Paralímpicos 2016, que começam dia 07 de setembro no Rio de Janeiro. O atleta de 31 anos, que nasceu em Eldorado mas viveu a maior parte da vida em Itaquiraí, foi diagnosticado nessa semana com um problema cardíaco que impede a prática de esportes de alto rendimento.

Segundo o presidente da Federação de Canoagem do Mato Grosso do Sul, Admir Arantes Sobrinho, o atleta tinha problemas respiratórios desde que havia participado do Campeonato Brasileiro e fazia um treinamento específico para aumentar sua capacidade.

“Ele descobriu em março que, além do déficit respiratório, tinha também alterações na pressão e deixou de competir no Mundial para estar apto para as Paralimpíadas”, conta Sobrinho. Mesmo com o esforço, o desempenho nos testes dessa semana e o novo diagnóstico barraram a participação de Cowboy nos Jogos.

A situação é complicada, mas não parece o fim da linha para o atleta, que disputa a canoagem na categoria KL2, para competidores com mobilidade reduzida no tronco e nos membros inferiores. “Ele já foi peão aqui no estado e passou por situações difíceis ao longo da vida. Para quem montou um boi, montar um caiaque é simples”, anima-se Admir, que está confiante na recuperação. “Até raio já caiu nele, acredito que não é isso que vai pará-lo”.

Procurado pela reportagem, o atleta afirmou que só dará entrevistas sobre o caso na segunda-feira. A delegação brasileira da modalidade conta ainda com outra representante do Estado, a jovem Débora Raíssa, campo-grandense que pilotará um caiaque no Rio.

Nos siga no Google Notícias