ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Capital e Fátima do Sul sediam jogos do Festival Paralímpico no sábado

Evento proporciona a experimentação de esportes a jovens de oito a 17 anos com ou sem deficiências

Por Lucia Morel, com Agência Brasil | 01/12/2021 18:11
Crianças e adolescentes nos jogos de 2019. (Foto: Agência Brasil)
Crianças e adolescentes nos jogos de 2019. (Foto: Agência Brasil)

Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros onde ocorrerá a terceira edição do Festival Paralímpico no próximo sábado, 4. Campo Grande e Fátima do Sul terão competições de goalball (voltado a pessoas com deficiência visual), bocha (praticado por atletas com paralisia cerebral severa ou lesões medulares), vôlei sentado e parabadminton.

Na Capital, os jogos ocorrem na Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e no interior, na Faculdade de Fátima do Sul. O evento organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) proporciona a experimentação de esportes paralímpicos a jovens de oito a 17 anos com, ou sem, deficiências físico-motoras, visuais ou intelectuais.

A expectativa do Comitê é que a presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual seja recorde. Segundo a entidade, até o início de dezembro eles representavam cerca de 45% dos inscritos para o evento, ante 15,4% de participantes com deficiência física, 10,8% com autismo e 4,7% com deficiência visual.

Normalmente realizado em 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o Festival foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), sendo remarcado na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta sexta-feira (3).

A primeira edição ocorreu em 2018 e reuniu cerca de sete mil crianças e adolescentes em 48 cidades. Em 2019, mais de dez mil jovens foram mobilizados em 70 sedes. No ano passado não houve evento por conta da pandemia.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário