ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Com dez clubes, Estadual de 2024 repete formato deste ano e terá pênaltis

Reunião arbitral promovida pela Federação de Futebol de MS definiu o formato e as datas nesta terça-feira

Por Gabriel de Matos | 05/12/2023 17:09
Troféus de campeão e vice-campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023 (Foto: @eduardofotoms)
Troféus de campeão e vice-campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023 (Foto: @eduardofotoms)

A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e os dez clubes participantes definiram o formato e as datas do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol masculino de 2024. O formato repete a mesma fórmula de 2023 com dois grupos e mata-mata.

A previsão para o começo é no dia 21 de janeiro com quatro partidas. Já a grande final está prevista para três meses depois, no dia 21 de abril. O campeão garante vaga para o Campeonato Brasileiro Série D, para a Copa do Brasil e Copa Verde de 2025.

Em 2023, o campeão foi o Costa Rica na final diante do Operário. Ambos estão garantidos na Copa do Brasil de 2024; e o time do interior jogará a Série D do ano que vem e a Copa Verde.

Apesar de manter o formato com dois grupos de cinco que jogam entre si em turno e returno. Quatro avançam às quartas de final e os dois últimos colados são rebaixados. Nas quartas de final, o cruzamento será o 1ºA x 4ºB; 2ºA x 3ºB; 3ºA x 2ºB e 4ºA x 1ºB.

A principal mudança foi o advento da disputa de pênaltis. Em 2023, se os times empatassem no agregado nos duelos eliminatórios, a equipe de melhor campanha geral avançava.

Os times participantes para 2024 são os remanescentes da Série A: Costa Rica, Operário, Coxim, Dourados, Aquidauanense, Novo e Ivinhema; e os que subiram da Série B: Portuguesa; Náutico e Corumbaense.

Confira abaixo os grupos da competição:

Grupo A

  • Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica)
  • Operário Futebo Clube (Campo Grande)
  • Coxim Atlético Clube (Coxim)
  • Associação Atlética Portuguesa (Campo Grande)
  • Náutico Futebol Clube (Campo Grande)

Grupo B

  • Dourados Atlético Clube (Dourados)
  • Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana)
  • Novo Futebol Clube (Sidrolândia)
  • Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema)
  • Corumbaense Futebol Clube (Corumbá)
Representantes dos clubes e membros da Federação de Futebol de MS em reunião no Hotel Internacional (Foto: Rudson Barbosa/FFMS)
Representantes dos clubes e membros da Federação de Futebol de MS em reunião no Hotel Internacional (Foto: Rudson Barbosa/FFMS)

A reunião desta terça-feira (5) no Hotel Internacional contou com o presidente da Federação, Francisco Cezário, e com o vice-presidente e coordenador de competições da entidade, Marco Tavares. Todos os times mandaram representantes, a exceção do Coxim, que teve problemas de viagem a Capital.

Francisco Cezário acredita em uma competição com grandes jogos no próximo ano. “Vamos ter o retorno do Corumbaense e os acessos da Portuguesa e do Náutico, dois clubes que vão disputar a Série A pela primeira vez. Temos expectativa de um grande campeonato no próximo ano, como foi em 2023, com o diferencial de que, obedecendo à nova Lei do Futebol, os clubes se adiantarem para ter os respectivos estádios aptos para receber o torcedor em seus jogos e podem buscar mais apoio de empresas privadas”, afirma o dirigente.

Confira o calendário e o regulamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2024 abaixo: 





Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias